Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEckert, Alex
dc.contributor.authorSchlindwein, Carlos Eduardo
dc.contributor.otherBoff, Daiane Scopel
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.date.accessioned2020-06-30T13:33:13Z
dc.date.available2020-06-30T13:33:13Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.date.submitted2020-05-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6217
dc.descriptionO Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, torna-se significativo estudar e entender os caminhos para o alcance do desempenho das escolas, pois é meta brasileira buscar resultados similares aos de países desenvolvidos. Dentro do contexto desta pesquisa, o objetivo é analisar se fatores como comprometimento organizacional, mais especificamente o comprometimento afetivo, comprometimento normativo e comprometimento instrumental, a satisfação no trabalho e o esforço instrucional dos professores das escolas de Ensino Fundamental do município de Harmonia, situado no Vale do Caí - RS, influenciam a percepção dos docentes sobre o desempenho organizacional das escolas citadas. Para o alcance do objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa-descritiva por meio de uma survey, utilizando-se a técnica da regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados indicam que há uma boa explicação estatística para o modelo teórico proposto e que os construtos comprometimento normativo e esforço instrucional possuem influência positiva na visão de desempenho organizacional que os professores harmonienses possuem. Contudo, o comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e a satisfação no trabalho não tiveram influência positiva na percepção de desempenho que os professores, participantes da pesquisa, detêm.pt_BR
dc.description.abstractOrganizational performance is a relevant factor for all types of organizations, regardless of whether their purpose is a financial result or not. In the school environment, more specifically elementary schools, it is significant to study and understand the ways to achieve the performance of schools, as it is the Brazilian mark to seek results similar to those of developed countries. Within the context of this research, the objective is to analyze whether factors such as organizational commitment, more specifically affective commitment, normative commitment and instrumental commitment, job satisfaction and the instructional effort of teachers in elementary schools in the city of Harmonia, located in the Vale do Caí - RS, influence the perception of teachers about the organizational performance of the schools mentioned. To achieve the objective, a quantitative-descriptive research was developed through a survey, using the multiple linear regression technique for data analysis. The results indicate that there is a good statistical explanation for the proposed theoretical model and that the constructs normative commitment and instructional effort have a positive influence on the view of organizational performance that the local teachers have. However, affective commitment, instrumental commitment and job satisfaction did not have a positive influence on the perception of performance that teachers participants in the research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES,pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administração - Vale do Caí, Região (RS)pt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectOrganizational commitmentpt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectJob satisfactionpt_BR
dc.subjectSchool management and organization - Vale do Caí, Região (Brazil)pt_BR
dc.titleDesempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2487575424708041pt_BR
mtd2-br.author.lattesSCHLINDWEIN, C. E.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples