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Desempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RS

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Dissertacao Carlos Eduardo Schlindwein.pdf (1.123Mb)
Data
2020-06-30
Autore
Schlindwein, Carlos Eduardo
Orientador
Eckert, Alex
Metadata
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Abstract
O Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, torna-se significativo estudar e entender os caminhos para o alcance do desempenho das escolas, pois é meta brasileira buscar resultados similares aos de países desenvolvidos. Dentro do contexto desta pesquisa, o objetivo é analisar se fatores como comprometimento organizacional, mais especificamente o comprometimento afetivo, comprometimento normativo e comprometimento instrumental, a satisfação no trabalho e o esforço instrucional dos professores das escolas de Ensino Fundamental do município de Harmonia, situado no Vale do Caí - RS, influenciam a percepção dos docentes sobre o desempenho organizacional das escolas citadas. Para o alcance do objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa-descritiva por meio de uma survey, utilizando-se a técnica da regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados indicam que há uma boa explicação estatística para o modelo teórico proposto e que os construtos comprometimento normativo e esforço instrucional possuem influência positiva na visão de desempenho organizacional que os professores harmonienses possuem. Contudo, o comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e a satisfação no trabalho não tiveram influência positiva na percepção de desempenho que os professores, participantes da pesquisa, detêm.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6217
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

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