• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Desempenho organizacional, satisfação no trabalho, esforço instrucional e comprometimento: um estudo ambientado em escolas no Vale do Caí-RS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Carlos Eduardo Schlindwein.pdf (1.123Mb)
Data
2020-06-30
Autor
Schlindwein, Carlos Eduardo
Orientador
Eckert, Alex
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O Desempenho organizacional é um fator relevante para todos os tipos de organizações, não importando se o seu propósito seja resultado financeiro ou não. No ambiente escolar, mais especificamente escolas de Ensino Fundamental, torna-se significativo estudar e entender os caminhos para o alcance do desempenho das escolas, pois é meta brasileira buscar resultados similares aos de países desenvolvidos. Dentro do contexto desta pesquisa, o objetivo é analisar se fatores como comprometimento organizacional, mais especificamente o comprometimento afetivo, comprometimento normativo e comprometimento instrumental, a satisfação no trabalho e o esforço instrucional dos professores das escolas de Ensino Fundamental do município de Harmonia, situado no Vale do Caí - RS, influenciam a percepção dos docentes sobre o desempenho organizacional das escolas citadas. Para o alcance do objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa-descritiva por meio de uma survey, utilizando-se a técnica da regressão linear múltipla para análise dos dados. Os resultados indicam que há uma boa explicação estatística para o modelo teórico proposto e que os construtos comprometimento normativo e esforço instrucional possuem influência positiva na visão de desempenho organizacional que os professores harmonienses possuem. Contudo, o comprometimento afetivo, comprometimento instrumental e a satisfação no trabalho não tiveram influência positiva na percepção de desempenho que os professores, participantes da pesquisa, detêm.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6217
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV