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dc.contributor.advisorMacke, Janaina
dc.contributor.authorSilva, Daniel Faturi e
dc.contributor.otherCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.otherLazzari, Fernanda
dc.contributor.otherCosta, Carlos
dc.date.accessioned2020-06-30T13:51:59Z
dc.date.available2020-06-30T13:51:59Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.date.submitted2020-05-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6218
dc.descriptionA economia compartilhada se consolida na atualidade como um novo modelo de negócio que vêm transformando a maneira de interação, negociação e relações de trabalho. Para o desenvolvimento do estudo, explorou-se a plataforma de caronas compartilhada Uber, que atua no modelo peer-to-peer pela representatividade e alcance que possui no cenário atual da sociedade, gerando discussões em diferentes esferas, inclusive o nascimento do termo “Uberização” para classificar relações que derivam deste modelo de negócio. O estudo teve como objetivo principal analisar as relações de confiança em um modelo de economia compartilhada peer-to-peer. A confiança neste contexto foi escolhida para nortear a proposta do estudo, por ser um construto possível de medir e analisar em um ambiente de vínculo entre o motorista (trabalhador) e a plataforma (chefe algoritmo). A metodologia empregada foi caráter exploratório-descritivo, com a utilização de método misto, utilizando na parte quantitativa um questionário survey abordando três fatores de confiança (habilidade, benevolência e integridade) aplicada aos motoristas. Na etapa qualitativa foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com motoristas previamente selecionados e o autor desenvolveu um diário de campo aplicando a técnica de observação participante, em que atuou por um determinado período como motorista cadastrado da plataforma Uber. Os resultados alcançados trouxeram por meio dos três métodos empregados, as percepções dos motoristas da cidade de Caxias do Sul-RS sobre a confiança que depositam diariamente na rotina de trabalho na plataforma da empresa Uber. Os construtos habilidade e integridade obtiveram nível de confiança alto, por tratarem de questões de competência e ética, enquanto a benevolência em média trouxe nível de confiança baixo, por tratar de questões sobre bem-estar e o sistema de avaliação, itens que foram comprovados neste estudo como críticos na relação entre o trabalhador e seu “chefe algoritmo”. Com as análises retiradas da triangulação entre métodos, foi possível trazer as contribuições teóricas e gerenciais que visam amparar estudos futuros e nas ações de organizações que atuem no mesmo modelo de negócio ou semelhante, que podem utilizar para melhorar a sensação de confiança, importante fator de sucesso organizacional ao longo dos tempos.pt_BR
dc.description.abstractThe sharing economy consolidates today as a new business model that has been transforming a way of interaction, negotiation and work relations. For the development of a study, explore the Uber sharing rideshare platform, which does not have a peer-to-peer model and represents reach that has a current society scenario, generating discussions in different spheres, including the birth of the term “Uberization”, to classify relationships that derive from this business model. The main objective of the study was to analyze how relationships of trust in a peer-to-peer model of sharing economy. Trust in this context was chosen to guide a study proposal, as it is a possible method of measuring and analyzing in an environment of link between driver (worker) and platform (chief algorithm). The methodology used was characterized as descriptive-exploratory, using the mixed method, using a quantitative part or questionnaire, addressing three factors of confidence (ability, benevolence and integrity) applied to drivers. In the qualitative stage, in-depth semi-structured interviews with selected and author developed a field diary applying the participant observation technique, in which he worked for a certain period as a registered driver of the Uber platform. The results achieved include three methods used, such as the perceptions of drivers in the city of Caxias do Sul-RS, about the trust they place daily in the Uber company's work routine. Ability and integrity constructs obtain a high level of trust, for addressing issues of competence and ethics, while average benevolence reaches a low level of trust, for addressing issues of welfare and rating, items that were proven in this study as critical in the relationship between the worker and his “chief algorithm”. With the analysis taken from the triangulation between the methods, it was possible to bring the theoretical and managerial contributions that aim to support to future studies and actions, with organizations operate in the same or similar business model can use to improve the feeling of trust, an important factor of organizational success over time.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUber (Firma)pt_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectShared economyen
dc.subjectOrganizational efficiencyen
dc.subjectConfidenceen
dc.titleMeu chefe é um algoritmo: o efeito da confiança entre motorista e a plataforma de economia compartilhada Uber, um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul-RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0862218255933574pt_BR
mtd2-br.author.lattesSILVA, D. F.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


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