Ensino-aprendizagem da linguagem do desenho com foco nos seus fundamentos e na figura humana
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-06Autor
Oliveira Júnior, Alex Joacir Pessôa
Orientador
Rossi, Maria Helena Wagner
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho aborda o ensino da linguagem do desenho a partir dos fundamentos dessa linguagem e do estudo da figura humana. Apresenta a história do desenho, as diferentes abordagens educacionais, teorias do desenvolvimento do desenho, como a de Georges-Henri Luquet. Expõe fundamentos como estruturação, simetria, perspectiva, composição e valores tonais. Desenvolve particularidades do desenho da figura humana, como proporções e estruturação. Explana estratégias de aprendizagem, como o uso de cópias e de referências. Como objetivo, esta monografia busca compreender o impacto dos fundamentos da linguagem do desenho e do estudo da figura humana no desenvolvimento do desenho de jovens entre a infância e a adolescência. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica buscando reunir concepções de artistas e teóricos acerca do tema. Também foi feita uma pesquisa longitudinal qualitativa com crianças e adolescentes, objetivando verificar as ideias examinadas na pesquisa bibliográfica. A partir das análises realizadas na pesquisa bibliográfica e dos resultados do estudo longitudinal, neste trabalho conclui-se que assimilação de fundamentos do desenho e de conceitos da representação da figura humana são importantes para o aprendizado da linguagem, tendo em vista que os participantes da pesquisa desenvolveram suas competências gráficas relacionadas a linguagem do desenho (sic).