Estudos decoloniais : para transgredir epistemologias hegemônicas no ensino das artes visuais
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Data
2020-03-08Autor
Pauletti, Jovana
Orientador
Rossi, Maria Helena Wagner
Metadata
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Este trabalho analisa os fatores históricos e as condições socioculturais atuais que determinam a construção das narrativas e epistemologias hegemônicas a fim de potencializar a necessidade de transgredir essas narrativas e epistemologias do Norte no ensino das artes visuais a partir dos estudos decoloniais. Optou-se pela metodologia da revisão bibliográfica. O foco da investigação histórica foi a modernidade constituída a partir da instituição de um projeto civilizatório colonizador resultando na colonialidade do poder, do ser e do saber. Buscou-se, nos estudos decoloniais propostos pelo grupo Modernidade/Colonialidade, a decolonialidade como uma opção para transcender narrativas e epistemologias hegemônicas. E, ainda a partir do lugar de fala, buscou-se justificar que as condições socioculturais contribuem para a continuidade dessas narrativas. Busca-se compreender a escola e a academia como locais de manutenção do poder proveniente da colonização que necessitam ser decolonizadas. Por fim, propõe-se um ensino das artes visuais intercultural e decolonial para a construção de novas narrativas educacionais (sic).