Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorProcksch, Deisi Suéli
dc.contributor.otherMoraes, Cineri Fachin
dc.contributor.otherAgliardi, Delcio Antônio
dc.date.accessioned2020-07-02T16:46:05Z
dc.date.available2020-07-02T16:46:05Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6236
dc.descriptionEste estudo aborda a matemática na Educação Infantil como uma área de conhecimento necessária para essa etapa da Educação Básica. O principal objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender a matemática na Educação Infantil com base em estudos realizados durante minha formação acadêmica. A metodologia utilizada será a pesquisa participante, inspirada nos estudos de Carlos Rodrigues Brandão (2006) e conta com a reflexão sobre um curso de formação continuada e a análise de questionários com professoras da Educação Infantil. O trabalho busca compreender como a área da matemática pode potencializar o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil e como isso é percebido pelos professores na formação continuada. São apresentadas as legislações que norteiam a Educação Infantil, principalmente a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 2017) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998). Os estudos de Airton da Silva Negrine (2010), Constance Kamii (1990), Sérgio Lorenzato (2006) e Ubiratan D'Ambrosio (1986) também contribuíam para o entendimento sobre a educação matemática na Educação Infantil. Além disso, são analisadas as vivências da autora e de professores de Educação Infantil em um curso de formação continuada com foco na área matemática. A análise das falas dos participantes do curso e dos questionários, permitiram reunir dados relevantes para o entendimento da matemática pelos profissionais da educação nessa faixa etária. A reflexão final confirma que a matemática na Educação Infantil é de suma importância, pois permite que a criança amplie as possibilidades de desenvolver noções básicas essenciais para a vida escolar (sic)pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA matemática na Educação Infantil e a formação continuada de professorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-12 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples