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dc.contributor.advisorNogueira, Matheus Lemos
dc.contributor.authorOzelame, Douglas Wendel Consoli
dc.contributor.otherBonatto, Jaqueline
dc.contributor.otherFransozi, Carolina Becker Pôrto
dc.date.accessioned2020-07-14T16:27:23Z
dc.date.available2020-07-14T16:27:23Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6264
dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo principal analisar de que forma as dimensões de veículos articulados brasileiros influenciam na determinação dos raios mínimos de curvatura de interseções em nível. Utilizou-se para análise os seguintes veículos previstos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT, 2010): carreta (CA), bitrem de 7 eixos (BT7), cegonheiro (CG), bitrem de 9 eixos (BT9) e bitrem longo (BTL). Os mesmos veículos estão presentes na biblioteca do software Vehicle Tracking 2018 ? Student Version, que foi utilizado para realizar as simulações de raios de giro. Foram testadas as curvas circulares simples, curvas compostas de três centros simétricas presentes nas normas de projeto geométrico de interseções do DAER-RS (1991) e do DNIT (2005); curvas circulares com taper, do DNIT (2005); curvas compostas de três centros assimétricas sem proporção da AASHTO (2011) e com a proporção de 2:1:3 sugerida pelo antigo DER-SC (2000). Foram mantidos fixos os afastamentos das curvas compostas, os raios dos bordos externos das curvas e a velocidade em 15km/h. Analisou-se os ângulos de conversão entre 30º e 150º a cada 15º para faixas de rolamento de 3,50 e 4,00 metros de largura variando os raios dos bordos internos, além do ângulo de 180º onde também fora variada a largura do ponto médio da curva. Os resultados apontam que para os veículos CG, BT9 e BTL os raios mínimos dos DAER-RS (1991) e do DNIT (2005) não são adequados. Os veículos CA e BT7 são compatíveis com os raios mínimos do DNIT (2005), o veículo BT7 é compatível também com os raios do DAER-RS (1991) e o veículo CA só é atendido pelos raios do DAER-RS (1991) quando os ângulos de conversão forem baixos. Conclui-se que as curvas compostas de três centros assimétricas foram as que melhor se ajustaram aos veículos brasileiros. Foi possível perceber que o número de articulações dos veículos é mais influente na determinação dos raios mínimos que o próprio comprimento (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze how the dimensions of Brazilian articulated vehicles influence on determining the minimum radius of curvature of intersections at level. The following vehicles, specified by the Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT, 2010) were used for analysis: carreta (CA), bitrem de 7 eixos (BT7), cegonheiro (CG), bitrem de 9 eixos (BT9) and bitrem longo (BTL). The same vehicles are in the Vehicle Tracking 2018 - Student Version software library, which was used to perform the turning radius simulations. The simple circular curves, composed curves of three symmetric centers present in the standards of geometric design of intersections of DAER-RS (1991) and DNIT (2005) were tested; circular curves with taper, of DNIT (2005); curves composed of three asymmetric centers without proportion of AASHTO (2011) and with the proportion of 2:1:3 suggested by former DER-SC (2000). The deviations of the composed curves, the radius of the outer edges of the curves and the speed at 15km/h were kept fixed. Conversion angles were analyzed between 30º and 150º for each 15º for lanes of 3.50 and 4.00 meters wide, varying the radius of the internal borders, besides the angle of 180º where the width of the midpoint of the curve was also varied. The results indicate that for the CG, BT9 and the BTL vehicles the minimum radius of DAER-RS (1991) and DNIT (2005) are not adequate. The CA and the BT7 vehicles are compatible with the minimum radius of the DNIT (2005), the vehicle BT7 is also compatible with the DAER-RS (1991) radius and the CA vehicle is only served by the DAER-RS (1991) radius when the conversion angles are low. It was concluded that the asymmetric curves composed of three centers were the ones that best fit the Brazilian vehicles. It was possible to notice that the number of articulations of the vehicles influences more in determining the minimum radius than the length itself (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectVeículos - Projetospt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.titleAnálise da relação das dimensões de veículos articulados brasileiros na determinação dos raios mínimos de curvatura em interseções em nívelpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-11 00:00:00


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