dc.contributor.advisor | Boone, Sinara Maria | |
dc.contributor.author | Oliveira, Daniela de | |
dc.contributor.other | Galvani, Mara Aparecida Magero | |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T16:59:03Z | |
dc.date.available | 2020-07-15T16:59:03Z | |
dc.date.issued | 2020-07-13 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6280 | |
dc.description | O trabalho apresenta o resultado de estudo sobre o acesso ao conhecimento artístico por pessoas com alguma deficiência visual, bem como a compreensão de elementos importantes sobre arte, museus, escola e leis de inclusão. O estudo foi realizado por meio da análise da bibliografia disponível sobre o assunto, bem como das leis que norteiam à inclusão e a acessibilidade no Brasil. À abordagem desse tema define elementos do universo da arte e inclusão, considerando a realidade local, a existência do acesso à arte, bem como das ações necessárias ao professor ao trabalhar com um deficiente visual. Houve necessidade de realização de vivência em contexto da deficiência visual, o que permitiu a compreensão de situação específica de contexto de inclusão, realizado na Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais, possibilitando a produção e conhecimento de obras a partir da audiodescrição e estabelecendo relações com o contexto da pesquisa, destacando possíveis caminhos sobre como podemos ampliar as possibilidades de compreensão da arte pelos cegos (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Transtornos da visão | pt_BR |
dc.subject | Integração social | pt_BR |
dc.title | Olhos fechados, mente aberta : caminhos para a compreensão da arte com os cegos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-14 00:00:00 | |