Olhos fechados, mente aberta : caminhos para a compreensão da arte com os cegos
Fecha
2020-07-13Autor
Oliveira, Daniela de
Orientador
Boone, Sinara Maria
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O trabalho apresenta o resultado de estudo sobre o acesso ao conhecimento artístico por pessoas com alguma deficiência visual, bem como a compreensão de elementos importantes sobre arte, museus, escola e leis de inclusão. O estudo foi realizado por meio da análise da bibliografia disponível sobre o assunto, bem como das leis que norteiam à inclusão e a acessibilidade no Brasil. À abordagem desse tema define elementos do universo da arte e inclusão, considerando a realidade local, a existência do acesso à arte, bem como das ações necessárias ao professor ao trabalhar com um deficiente visual. Houve necessidade de realização de vivência em contexto da deficiência visual, o que permitiu a compreensão de situação específica de contexto de inclusão, realizado na Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais, possibilitando a produção e conhecimento de obras a partir da audiodescrição e estabelecendo relações com o contexto da pesquisa, destacando possíveis caminhos sobre como podemos ampliar as possibilidades de compreensão da arte pelos cegos (sic).