• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Ciência da Computação - Bacharelado
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Exatas e da Terra
  • Ciência da Computação - Bacharelado
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Fátima Colferai.pdf (4.782Mb)
Data
2019-08-26
Autor
Colferai, Fátima
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O campo de Interação Humano-Robô (IHR) é uma união entre diversas áreas, dentre elas a psicologia, ciência da computação e engenharia. As disciplinas buscam o entendimento projetando e avaliando sistemas robóticos que possam contribuir para o ser humano. Habilidades sociais e interativas fazem parte da IHR e estão sendo cada vez mais estudadas para tornar a interação mais agradável, confiável e de longo prazo. Pesquisadores mostram que os humanos tendem a atribuir características de vida aos robôs e se relacionam socialmente com eles, por terem a aparência biológica semelhante e por demonstrarem movimentos. Essa manifestação ocorre principalmente em crianças e é o objetivo desse estudo avaliar e entender como ocorre o relacionamento entre crianças e robôs e de que forma um robô humanoide pode auxiliar na aprendizagem no meio educacional. Foram exploradas algumas aplicações já realizadas e quais as teorias e métricas utilizadas para medir a interação. Neste estudo, investigamos através de um experimento realizado em uma escola de educação infantil os fatores de usabilidade, aceitação social, experiência do usuário e impacto social. Os resultados mostram que a robótica na educação é muito bem aceita pelos alunos e também pelos professores e que os movimentos do robô são fundamentais para prender a atenção e motivar as crianças a interagirem (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6354
Collections
  • Ciência da Computação - Bacharelado [183]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV