Interação criança-robô na educação: desafios computacionais na concepção de tecnologias para as próximas gerações
Fecha
2019-08-26Autor
Colferai, Fátima
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadatos
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O campo de Interação Humano-Robô (IHR) é uma união entre diversas áreas, dentre elas a psicologia, ciência da computação e engenharia. As disciplinas buscam o entendimento projetando e avaliando sistemas robóticos que possam contribuir para o ser humano. Habilidades sociais e interativas fazem parte da IHR e estão sendo cada vez mais estudadas para tornar a interação mais agradável, confiável e de longo prazo. Pesquisadores mostram que os humanos tendem a atribuir características de vida aos robôs e se relacionam socialmente com eles, por terem a aparência biológica semelhante e por demonstrarem movimentos. Essa manifestação ocorre principalmente em crianças e é o objetivo desse estudo avaliar e entender como ocorre o relacionamento entre crianças e robôs e de que forma um robô humanoide pode auxiliar na aprendizagem no meio educacional. Foram exploradas algumas aplicações já realizadas e quais as teorias e métricas utilizadas para medir a interação. Neste estudo, investigamos através de um experimento realizado em uma escola de educação infantil os fatores de usabilidade, aceitação social, experiência do usuário e impacto social. Os resultados mostram que a robótica na educação é muito bem aceita pelos alunos e também pelos professores e que os movimentos do robô são fundamentais para prender a atenção e motivar as crianças a interagirem (sic).