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dc.contributor.advisorWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.authorGrando, Aldoir
dc.contributor.otherLima, Maria de Fátima Webber do Prado
dc.contributor.otherDe Carli, Iraci Cristina da Silveira
dc.date.accessioned2020-07-30T19:12:38Z
dc.date.available2020-07-30T19:12:38Z
dc.date.issued2020-07-13
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6360
dc.descriptionAs salas de aula inteligentes (termo oriundo da língua inglesa, smart class) surgem como uma inovação na área da educação, visando melhorar o ensino e auxiliar tanto professores como estudantes em salas de aula. Ao equipar espaços educacionais com sensores e inteligência artificial é possível analisar um ambiente e promover feedback sobre a motivação e o interesse do estudante na aula. As informações produzidas podem então ser utilizadas pelo professor para entender sobre o andamento de suas aulas, e assim, melhor estruturá-las. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta os conceitos de sala de aula inteligente, visão computacional e redes neurais, necessários para a construção de um software capaz de analisar as imagens de estudantes em sala de aula a fim de identificar padrões de emoções. Para poder realizar o desenvolvimento de um software foram estudados os processos de aquisição e processamento de imagens, definição e implementação de uma rede neural, culminando na realização de testes. Neste contexto, este trabalho apresenta a proposta de aplicação de uma rede neural convolucional para analisar imagens de expressões faciais de estudantes em um ambiente de ensino e reconhecer as emoções que estão sendo expressas. Testes realizados confirmaram a viabilidade do uso de redes neurais convolucionais para o reconhecimento de emoções nas expressões faciais, conforme estudos relacionados apontaram previamente. Entende-se que, desta forma, torna-se-á possível integrar o software proposto a um sistema IoT (internet of things) que constituirá componente relevante a uma sala de aula, adicionando assim um nível preliminar de inteligência a ela (sic).pt_BR
dc.description.abstractSmart classrooms emerge as an innovation in the field of education, aiming to improve teaching and assisting both teachers and students in classrooms. By equipping educational spaces with sensors and artificial intelligence it is possible to analyze an environment and promote feedback on the student?s motivation and interest in the class. The information produced can then be used by the teacher to understand about the progress of his or her classes, and thus, better structure them. Within this context, this work presents the concepts of intelligent classroom, computer vision and neural networks, necessary for the construction of software capable of analyzing the images of students in the classroom in order to identify patterns of emotions. In order to carry out the development of a software, the processes of image acquisition and processing, definition and implementation of a neural network were studied, culminating in the performance of tests. In this context, this work presents the proposal of applying a convolutional neural network to analyze images of students facial expressions in a teaching environment and recognize the emotions that are being expressed. Tests carried out confirmed the feasibility of using convolutional neural networks to recognize emotions in facial expressions, as related studies previously pointed out. It is understood that, in this way, it will be possible to integrate the proposed software to an IoT (internet of things) system that will constitute a relevant component to a classroom, thus adding a preliminary level of intelligence to it (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aulapt_BR
dc.titleAnálise facial de emoções utilizando redes neurais no contexto de uma sala de aula inteligentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCiência da Computação - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-13 00:00:00


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