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Análise facial de emoções utilizando redes neurais no contexto de uma sala de aula inteligente

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TCC Aldoir Grando.pdf (3.981Mb)
Data
2020-07-13
Autor
Grando, Aldoir
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
As salas de aula inteligentes (termo oriundo da língua inglesa, smart class) surgem como uma inovação na área da educação, visando melhorar o ensino e auxiliar tanto professores como estudantes em salas de aula. Ao equipar espaços educacionais com sensores e inteligência artificial é possível analisar um ambiente e promover feedback sobre a motivação e o interesse do estudante na aula. As informações produzidas podem então ser utilizadas pelo professor para entender sobre o andamento de suas aulas, e assim, melhor estruturá-las. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta os conceitos de sala de aula inteligente, visão computacional e redes neurais, necessários para a construção de um software capaz de analisar as imagens de estudantes em sala de aula a fim de identificar padrões de emoções. Para poder realizar o desenvolvimento de um software foram estudados os processos de aquisição e processamento de imagens, definição e implementação de uma rede neural, culminando na realização de testes. Neste contexto, este trabalho apresenta a proposta de aplicação de uma rede neural convolucional para analisar imagens de expressões faciais de estudantes em um ambiente de ensino e reconhecer as emoções que estão sendo expressas. Testes realizados confirmaram a viabilidade do uso de redes neurais convolucionais para o reconhecimento de emoções nas expressões faciais, conforme estudos relacionados apontaram previamente. Entende-se que, desta forma, torna-se-á possível integrar o software proposto a um sistema IoT (internet of things) que constituirá componente relevante a uma sala de aula, adicionando assim um nível preliminar de inteligência a ela (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6360
Collections
  • Ciência da Computação - Bacharelado [183]

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