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Análise facial de emoções utilizando redes neurais no contexto de uma sala de aula inteligente

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Ver/
TCC Aldoir Grando.pdf (3.981Mb)
Fecha
2020-07-13
Autor
Grando, Aldoir
Orientador
Webber, Carine Geltrudes
Metadatos
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Resumen
As salas de aula inteligentes (termo oriundo da língua inglesa, smart class) surgem como uma inovação na área da educação, visando melhorar o ensino e auxiliar tanto professores como estudantes em salas de aula. Ao equipar espaços educacionais com sensores e inteligência artificial é possível analisar um ambiente e promover feedback sobre a motivação e o interesse do estudante na aula. As informações produzidas podem então ser utilizadas pelo professor para entender sobre o andamento de suas aulas, e assim, melhor estruturá-las. Dentro deste contexto, este trabalho apresenta os conceitos de sala de aula inteligente, visão computacional e redes neurais, necessários para a construção de um software capaz de analisar as imagens de estudantes em sala de aula a fim de identificar padrões de emoções. Para poder realizar o desenvolvimento de um software foram estudados os processos de aquisição e processamento de imagens, definição e implementação de uma rede neural, culminando na realização de testes. Neste contexto, este trabalho apresenta a proposta de aplicação de uma rede neural convolucional para analisar imagens de expressões faciais de estudantes em um ambiente de ensino e reconhecer as emoções que estão sendo expressas. Testes realizados confirmaram a viabilidade do uso de redes neurais convolucionais para o reconhecimento de emoções nas expressões faciais, conforme estudos relacionados apontaram previamente. Entende-se que, desta forma, torna-se-á possível integrar o software proposto a um sistema IoT (internet of things) que constituirá componente relevante a uma sala de aula, adicionando assim um nível preliminar de inteligência a ela (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6360
Colecciones
  • Ciência da Computação - Bacharelado [195]

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