Marketing esportivo : a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação dos seus clubes de futebol
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Date
2020-07-08Author
Milani, Eduardo Tonet
Orientador
Luchesi, Juliana Raquel de Souza
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O futebol é uma paixão nacional, onde os torcedores são os principais interessados, fazendo de tudo para acompanhar e ajudar seus clubes de coração. Além disso, existe grande interesse da mídia e de muitas corporações para fazerem parte desse espetáculo que a cada dia que passa, torna-se um dos negócios mais rentáveis da economia global. Acerca disso, a comunicação dos clubes para com seus torcedores, com auxílio e intermédio de patrocinadores e da mídia, aplicando ações de marketing se tornou primordial para alcançar resultados financeiros cada vez mais relevantes. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos consumidores da Serra Gaúcha em relação à comunicação e ao marketing esportivo aplicados por seus clubes de coração. A metodologia apresentada engloba uma pesquisa aplicada de caráter descritivo a partir de um estudo com abordagem quantitativa, através da realização de um questionário. O instrumento utilizado, foi adaptado de Malagrino (2011), composto de 24 perguntas. Concluiu-se, por meio dos dados obtidos, que a maioria dos respondentes da amostra consomem os produtos oficiais de seus clubes, utilizando o estádio como principal local para realizar a compra desses produtos, além de utilizarem principalmente as redes sociais para obter informações e notícias dos clubes (sic).