Mostrar el registro sencillo del ítem
O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola
dc.contributor.advisor | Stecanela, Nilda | |
dc.contributor.author | Polo, Ivana | |
dc.contributor.other | Morés, Andréia | |
dc.contributor.other | Zanette, Carla Roberta Sasset | |
dc.date.accessioned | 2020-10-03T21:46:07Z | |
dc.date.available | 2020-10-03T21:46:07Z | |
dc.date.issued | 2020-08-18 | |
dc.date.submitted | 2019-12-12 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6567 | |
dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está vinculado à obtenção do grau de Licenciada no Curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. A pesquisa que culmina com essa monografia teve como objetivo "escutar a voz das vítimas, dos agressores, das famílias e da escola sobre a experiência com o Bullying, a fim de perceber os efeitos desse fenômeno no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças e adolescentes, de modo a identificar elementos para sua prevenção". Em outras palavras, o intuito é compreender as consequências do Bullying no processo de escolarização e na vida cotidiana das vítimas. O interesse pelo Bullying no cotidiano escolar, iniciou a partir das minhas experiências e vivências na Educação Básica, pois fui vítima do Bullying no ambiente escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, sem a pretensão de generalização, com características descritivas e analíticas, complementada por uma revisão teórica sobre o Bullying, considerando as contribuições dos seguintes autores: Carpenter e Fergunson (2011), Felizardo (2011), Calhau (2010), Silva (2010), os quais desenvolvem abordagens associadas ao objeto do presente estudo. A troca de cartas de aula, a qual é tematizada por Stecanela e Pedro (2019), foi o método encontrado para sistematizar os caminhos e os resultados da pesquisa, bem como para a escuta das narrativas dos interlocutores empíricos, ou seja, as narrativas das vítimas, da família, da escola, e dos praticantes de Bullying no cotidiano escolar. O trabalho se compõe de um conjunto de cartas trocadas com a orientadora e um conjunto de cartas trocadas com os participantes que colaboraram na pesquisa. Entre os resultados encontrados, é possível afirmar que: (a) o Bullying, é uma manifestação de violência que prejudica o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças e adolescentes; (b) tanto as vítimas como os agressores são influenciados pelas ações cotidianas do mundo contemporâneo, isto é, com as grandes imposições estipuladas pelos padrões da sociedade; (c) é preciso levar em conta a temporalidade em que o Bullying é exercido ou sofrido no ambiente escolar; (d) os modos como as famílias e as escolas reagem e intervêm à presença do Bullying; (e) são múltiplas as formas como são realizadas a proteção e prevenção das recorrências; (f) por fim, o desenvolvimento do trabalho contribuiu com a trajetória acadêmica e de futura atuação docente da autora do mesmo, pois compreende a necessidade de saber como intervir no processo de violência no ambiente escolar (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Assédio nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.title | O efeito do bullying a partir de múltiplas vozes: narrativas das vítimas, dos agressores, da família e da escola | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-08-18 00:00:00 |