O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
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Data
2020-07-09Autor
Bastos, Paula Fernanda Moreira
Orientador
Goulart, Renata Ramos
Metadata
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As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor].