Mostrar el registro sencillo del ítem
O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Goulart, Renata Ramos | |
dc.contributor.author | Bastos, Paula Fernanda Moreira | |
dc.contributor.other | Goulart, Renata Ramos | |
dc.contributor.other | Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani | |
dc.date.accessioned | 2020-10-06T14:12:24Z | |
dc.date.available | 2020-10-06T14:12:24Z | |
dc.date.issued | 2020-07-09 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6584 | |
dc.description | As danças urbanas, pela identificação com a cultura hip hop, atraem crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. Objetivo: descrever de que maneira o professor de danças urbanas do projeto social Fluência, de Caxias do Sul, pode estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: estudo de caso numa abordagem qualitativa a partir do método descritivo com característica transversal. Participantes: professor de danças e alunos do projeto Fluência. Instrumentos: cinco observações, seis entrevistas e análise de documentos. Resultados: constatou-se que o professor estimula o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos a partir de exemplo positivo, respeito, diálogo, estímulo da autonomia e inserção na cultura. Conclui-se que o professor usa a dança como ferramenta de evasão de crianças e adolescentes das ruas [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.description.abstract | Urban dance attracts children and young people who live in social vulnerability situations as it identifies with the hip hop culture. Objective: to describe the way the urban dance teacher of the Fluência social project in Caxias do Sul can stimulate the development of social skills in children and teenagers who are in social vulnerability situations. Methodology: a study case with a qualitative approach based on the descriptive cross-sectional method. Participants: the dance teacher and students of the Fluência program. Instruments: five observations, six interviews and document analysis. Results: it was determined that the dance teacher stimulates the development of social skills of the students using positive modelling, respect, dialogue, autonomy strengthening and insertion in the culture. It was concluded that the professor uses dance as an instrument to keep children and teenagers away from the streets [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Professores de dança | pt_BR |
dc.subject | Conscientização social | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento das habilidades sociais a partir da prática das danças urbanas: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-09 00:00:00 |