• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A produção da paráfrase sob o viés da semântica argumentativa: a argumentação interna (AI)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Daniela Fátima Dal Pozzo.pdf (1.377Mb)
Data
2020-11-20
Autor
Dal Pozzo, Daniela Fátima
Orientador
Niederauer, Carina Maria Melchiors
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo objetiva demonstrar como a noção de argumentação interna (AI), presente na versão atual da Semântica Argumentativa, em especial na Teoria dos Blocos Semânticos, de Carel e Ducrot, pode auxiliar acadêmicos a produzirem paráfrases, a fim de contribuir na elaboração de discursos de divulgação científica no Ensino Superior. Inicio esta pesquisa abordando a importância da paráfrase para esses discursos, bem como falando sobre o quão complexo é parafrasear, uma vez que duas habilidades principais são requeridas para a produção de paráfrase: a compreensão leitora e a produção escrita. A partir disso, apresento algumas definições de paráfrase, assim como alguns dos problemas que essas definições apresentam. Em seguida, disserto sobre a Semântica Argumentativa. Inicio revisando seus pressupostos filosófico-linguísticos para melhor compreensão da Teoria para, num segundo momento, discorrer sobre a Teoria dos Blocos Semânticos, em especial sobre o conceito de argumentação interna. Finalizo aplicando a AI a discursos de divulgação científica, como forma de demonstrar sua contribuição para a elaboração de paráfrases.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6657
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV