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Gerenciamento de resíduos sólidos em atividades acadêmicas: propostas de adequações em ambientes construídos de uma instituição de ensino superior

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Dissertacao Carlos Eduardo Weidlich.pdf (3.369Mb)
Data
2020-12-02
Autor
Weidlich, Carlos Eduardo
Orientador
De Conto, Suzana Maria
Metadata
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Resumo
A geração de resíduos sólidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) compreende uma complexa matriz que necessita ser gerenciada de acordo com a legislação vigente. Torna-se, portanto, necessária a implementação de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) nessas instituições. Para a efetivação desses planos são imprescindíveis os espaços devidamente planejados para o manejo dos resíduos sólidos, o que em muitas situações não foram previstos nos projetos arquitetônicos das edificações. A pesquisa teve como objetivo propor a adequação de espaços em ambientes voltados à realização de práticas experimentais didáticas de uma IES da Região Sul do Brasil, visando a melhor eficiência e eficácia no gerenciamento de seus resíduos sólidos. Para tanto, foram empregados métodos e técnicas abrangidos pela ferramenta Avaliação Pós-Ocupação (APO), recorrendo a uma pesquisa de caráter documental e exploratória. Como objeto de estudo foram definidos laboratórios técnico-didáticos de três campi da IES. Foi possível realizar um diagnóstico dos setores selecionados a partir da aplicação de questionários a técnicos e docentes usuários dos ambientes, realização de observação direta das atividades desenvolvidas, levantamentos e registros dos espaços designados para o armazenamento de resíduos sólidos e análise de documentos institucionais e pertinentes ao assunto. Para a composição de um Quadro de Diagnósticos e Recomendações (QDR) de cada ambiente avaliado, foram elencados aspectos encontrados (variáveis físicas que influenciam no comportamento dos usuários diante do manejo dos resíduos). Foi determinado o nível de risco, baixo, médio ou alto, para cada aspecto, considerando critérios como segregação, reaproveitamento, acondicionamento, coleta e armazenamento dos resíduos. Como resultados, são apresentadas propostas de adequação do arranjo físico nos laboratórios por meio de Mapas de Diagnósticos e Recomendações (MDR). Constatou-se que o campus com as construções mais recentes foi o que apresentou a menor incidência de riscos, e o campus com as construções mais antigas, uma maior incidência, necessitando, consequentemente, maiores intervenções no espaço físico. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6699
Collections
  • Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais [60]

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