Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.authorAlves, Jose Maia
dc.contributor.otherOudeste, Claudia Stumpf Toldo
dc.contributor.otherStefani, Jaqueline
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.date.accessioned2020-12-07T16:36:41Z
dc.date.available2020-12-07T16:36:41Z
dc.date.issued2020-12-04
dc.date.submitted2020-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6704
dc.descriptionEsta dissertação propõe a análise enunciativa de marcas de subjetividade presentes em editoriais dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo veiculados durante o período da campanha eleitoral presidencial brasileira de 2018. Para isso, faz uma revisão de estudos enunciativos de Émile Benveniste, com ênfase nos artigos "Estrutura das relações de pessoa no verbo", "A natureza dos pronomes", "Da subjetividade na linguagem", "A linguagem e a experiência humana" e "O aparelho formal da enunciação", publicados nos dois volumes dos Problemas de Linguística Geral (1989, 1995), buscando referência no que os estudiosos da linguística enunciativa chamam de Teoria da Enunciação e nos conceitos de categoria de pessoa, categoria de tempo, categoria de espaço, marcas de subjetividade na língua, aparelho formal da língua, índices específicos e procedimentos acessórios, além de contar com a contribuição de estudos de pesquisadores brasileiros que têm se dedicado à obra benvenistiana, entre os quais Flores (2005, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019); Teixeira (2012, 2013); Toldo (2016, 2017, 2018); e Silva (2018). Considerando o caráter indissociável do homem e da linguagem na obra de Benveniste, o estudo demonstra as contribuições da Teoria Enunciativa na análise de marcas de subjetividade em um discurso no qual o sujeito enuncia em nome de outrem e está condicionado a regras tanto da empresa jornalística quanto àquelas que se referem à legislação específica do período de campanha eleitoral. A fim de traçar um panorama do discurso jornalístico, do editorial e do papel do editorialista diante da língua, a pesquisa também analisa os manuais de redação publicados pelos jornais que constituem o corpus e as normas que regulamentam as publicações na imprensa escrita em período de campanha eleitoral. Com base nos pressupostos benvenistianos, conclui-se que as marcas de subjetividade podem ser evidenciadas nos editoriais analisados tanto por meio de índices específicos, que incluem as categorias de pessoa, tempo e espaço; quanto por meio de procedimentos acessórios, entre os quais os termos e aparelho de funções que indicam uma relação intersubjetiva considerada da perspectiva de quem enuncia, buscando influenciar o comportamento do alocutário[resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at proposing an enunciative analysis of marks of subjectivity present in editorials of the following newspapers: Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo and O Globo, all of them published during the period of Brazilian election campaign in 2018. In order to reach this purpose, it reviews the Émile Benveniste's studies, emphasizing the papers "Relationships of Person in the Verb', "The nature of pronouns", "Subjectivity in language", "Language and human experience" and "The formal apparatus of enunciation", published in both volumes of Problems in General Linguistics (1989, 1995), considering what researchers of enunciative linguistics call Enunciation Theory and the concepts of linguistic categories of person, time, and space, marks of subjectivity and the formal apparatus of language, specific clues and accessory procedures; besides that, it relies on studies by Brazilian researchers who have dedicated to Benveniste?s work, such as Flores (2005, 2009, 2013, 2016, 2017, 2018, 2019); Teixeira (2012, 2013); Toldo (2016, 2017, 2018); and Silva (2018). Taking into consideration the inseparable feature of man and language in the work of Benveniste, this study attempts at eliciting the contributions of the Enunciation Theory in the analysis of marks of subjectivity in a discourse in which the subject enunciates in the name of another and is conditioned to rules concerning the journalistic entrepreneurship and concerning the specific legislation of the election campaign period. So as to trace a picture of journalistic discourse, of editorials and the editorial writer's role in the face of language, this study also analyses writing manuals published by the newspapers that make up the corpus, and the rules about the publications in the print media during election campaign period. Based on the Benveniste?s presupositions, this study concluded that the marks of subjectivity can be evidenced in the editorials analyzed both by means of specific clues, which include the categories of person, time and space; and by means of accessory procedures, among which the terms and apparatus of functions that indicate an intersubjective relationship considered from the perspective of the utterer to influence the behavior of the allocutor[resumo fornecido pelo autor].en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectLinguisticsen
dc.subjectSubjectivityen
dc.titleMarcas de subjetividade em editoriais: uma perspectiva benvenistiana de análisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2835012636217280pt_BR
mtd2-br.author.lattesAlves, Jose Maiapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras, Cultura e Regionalidadept_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorFadanelli, Sabrina Bonqueves
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples