dc.contributor.advisor | Ceccagno, Douglas | |
dc.contributor.author | Picancio, Gabriela Valer | |
dc.contributor.other | Rech, Alessandra Paula | |
dc.contributor.other | Schwarcs, Lilia | |
dc.contributor.other | Polesso, Natalia Borges | |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T16:56:55Z | |
dc.date.available | 2020-12-17T16:56:55Z | |
dc.date.issued | 2020-12-09 | |
dc.date.submitted | 2020-08-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6731 | |
dc.description | Este estudo apresenta uma investigação sobre as motivações que influenciam na inserção de artistas periféricos no sistema da arte, em especial, sobre o processo de exotização. Para tais fins, analisa-se, primeiramente, a estrutura do sistema da arte a partir dos atores e processos atuais e históricos que o compõem. Na sequência, abordam-se conceitos necessários para a compreensão dos processos sociais que influenciam na formulação de políticas e de valores no sistema e no mercado da arte - como diferenciação, fixação, normalização, classificação,
representação e idealização das identidades - e que, por vezes, acompanham a exotização. Então, analisam-se dados relativos à presença de artistas periféricos na Bienal de Veneza - nas edições de 1990, 2001 e 2019 - e à comercialização de obras em 2019. Por fim, realiza-se uma síntese integradora entre as informações contidas nas fontes consultadas, resultando na exposição dos motivos que causam a inserção de artistas periféricos no sistema da arte. Este estudo é construído com um aporte teórico pautado na teoria da arte, em estudos decoloniais, socioculturais e históricos, além da consulta aos arquivos da ASAC DATI e aos relatórios da
Artprice.com. Dentre os autores utilizados, fazem parte do aporte teórico Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) e Thompson (2012). Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na inserção dos artistas periféricos, e que a exotização é um deles [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents an investigation about the motivations that influence the insertion of peripheral artists in the art system, in particular, about the exoticization process. For this objective, the structure of the art system is analyzed firstly from its actors and then from its present and historical processes. Subsequently, the study reviews concepts necessary to understand the social processes that influence the formulation of policies and values in the art
system and market, such as differentiation, fixation, normalization, classification, representation and idealization of identities - which oftenly are attached to the exoticization process. Next, data related to the presence of peripheral artists at the Venice Biennale - in the 1990, 2001 and 2019 editions - and 2019 art sales rankings are analyzed. Finally, an integrative synthesis between the information obtained from the consulted sources is made, resulting in the exposition of the reasons that may cause the insertion of peripheral artists in the art system. This study is structured in reference to the theoretical contribution of art theory, decolonial, socio-cultural and historical studies and, moreover, to the ASAC DATI archives and the reports from Artprice.com. Among the authors used, they are part of the theoretical contribution Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) and Thompson (2012). The results show that there are several factors that influence the insertion of peripheral artists, and that exoticization is one of them [resumo fornecido pelo autor]. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | en_US | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna - Séc. XX | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna - Séc. XXI | pt_BR |
dc.subject | Artistas | pt_BR |
dc.subject | Modern art - 20th century | en |
dc.subject | Modern art - 21st century | en |
dc.subject | Exoticism in art | en |
dc.subject | Artists | en |
dc.title | O artista periférico: das margens do mundo para o centro da arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9656733485404778 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | PICANCIO, Gabriela V. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Letras, Cultura e Regionalidade | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-08 | |