• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Humanas
  • Pedagogia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Do canetão ao "zoom"

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Luiza Santi.pdf (950.4Kb)
Data
2020-12-18
Autor
Santi, Luiza
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O ensino remoto nos anos iniciais do ensino fundamental é uma novidade para todos, inclusive para os professores e gestores de escola, o que faz com que sintam medos, dúvidas e inseguranças. O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia discute as metodologias de ensino remoto adotadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Nova Roma do Sul, RS, durante o período de pandemia. Por isso, esta monografia inicia com a análise de seis documentos das orientações legais sobre o uso de metodologias de ensino remoto, atualização do calendário escolar e o possível retorno às aulas presenciais. Além disso, no decorrer do trabalho, pôde-se entender que a Metodologia da Construção do Conhecimento em Sala de Aula, de Celso Vasconcellos, metodologia esta utilizada pelos profissionais no canetão e no quadro branco, continuou sendo utilizada durante o período pandêmico na escola através da ferramenta "zoom". Para a elaboração deste, fez-se presente a pesquisa participante, utilizando como instrumento de pesquisa as cartas pedagógicas entregues para as professoras, direção e coordenação da escola: essas cartas foram analisadas e com elas foi possível observar os desafios, dificuldades, aprendizagens, superação e dúvidas a respeito da metodologia de aulas remotas. O que está nítido, mas nem todos percebem, é que as aulas remotas foram uma metodologia que permitiu dar continuidade aos estudos das crianças matriculadas naquela escola de ensino fundamental e em tantas outras partes do país. Ainda assim, a metodologia remota e seu sucesso foi possível devido ao vínculo professor-aluno que já havia sido estabelecido inicialmente no espaço presencial sala de aula [resumo fornecido pelo autor].
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6768
Collections
  • Pedagogia - Licenciatura [68]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV