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dc.contributor.advisorWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.authorSchmitz, Tainara
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherAgliardi, Delcio Antônio
dc.date.accessioned2021-01-19T18:08:50Z
dc.date.available2021-01-19T18:08:50Z
dc.date.issued2020-12-29
dc.date.submitted2020-12-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6771
dc.descriptionO principal objetivo da presente monografia de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) é investigar, conhecer e pesquisar sobre a relação da família nas aprendizagens de crianças em idade pré-escolar com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica. Segundo a temática foi escolhida, tendo em vista que, atualmente, observa-se um crescimento das discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista. Deste modo, a monografia abordará um breve histórico dos primeiros estudos do TEA, pontuando alguns teóricos, como Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), e suas ideias, levando a conhecer alguns dos seus sintomas desse transtorno. Também se destacarão as principais características da criança com TEA na educação infantil e as potencialidades das experiências nessa etapa da Educação Básica a partir das contribuições da família. Conclui-se que família é um dos pilares para o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Quando a família é apoiada por equipe multidisciplinar, na qual o pedagogo participa, esse mesmo processo de aprendizagem de crianças com TEA é potencializado [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this monograph for the conclusion of the Pedagogy Degree Course at the University of Caxias do Sul (UCS) is to investigate, know and research about the relationship of the family in the learning of children of preschool age with the diagnosis of Spectrum Disorder Autistic (TEA). To this end, we adopted bibliographic research. According to the theme, it was chosen, considering that, currently, there is an increase in discussions about Autistic Spectrum Disorder. In this way, the monograph will address a brief history of the first TEA studies, punctuating some theorists, such as Brito (2015), Cunha (2016), Silva (2012), Montoan (2015), Vasconcelos (2019), and his ideas, taking to know some of your symptoms of this disorder. The main characteristics of the child with ASD in early childhood education and the potential of the experiences in this stage of Basic Education will also be highlighted from the contributions of the family. It is concluded that family is one of the pillars for the learning process of children with ASD. When the family is supported by a multidisciplinary team, in which the pedagogue participates, this same learning process of children with ASD is enhanced [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectAutismo em criançaspt_BR
dc.titleO Transtorno do Espectro Autista na pré-escolapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-28


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