Mostrar el registro sencillo del ítem
Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita
dc.contributor.advisor | Valentini, Carla Beatris | |
dc.contributor.author | Souza, Eduarda Monteiro de | |
dc.contributor.other | Vergani, Flávia Melice | |
dc.contributor.other | Corrêa, Ygor | |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T18:16:33Z | |
dc.date.available | 2021-01-19T18:16:33Z | |
dc.date.issued | 2020-12-25 | |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6772 | |
dc.description | O exposto trabalho apresenta uma pesquisa de cunho bibliográfico, inspirada em uma RSL (Revisão Sistemática de Literatura), a fim de analisar como os estudos atuais no Brasil discutem a aquisição da leitura e escrita pela criança surda, para isso aborda a educação de surdos, a língua de sinais e a educação bilíngue. Nesta pesquisa, foram analisados 42 artigos científicos de periódicos nacionais publicados nas bases de dados Scielo e Capes, entre os anos de 2010 e 2020. A análise buscou responder a duas questões específicas vinculadas a como a educação bilíngue para surdos está sendo entendida e ao papel da Libras no processo de alfabetização da criança surda. Os resultados evidenciaram quatro concepções de educação bilíngue de acordo com os artigos analisados, além de diversas composições para o corpo docente e as diferentes possibilidades para escola bilíngue e escola inclusiva. A importância da Libras na aquisição da segunda língua para os surdos e sua articulação nesse processo é um ponto comum nos estudos investigados. A educação de surdos precisa ser mais discutida, difundida e estudada, não só por pessoas surdas, ou pessoas que já trabalham nessa área, mas também por todos os profissionais que, de uma forma ou de outra, contribuem e fazem parte da educação [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | Educação bilíngue de surdos: um olhar para a leitura e a escrita | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-24 |