dc.contributor.advisor | Larentis, Fabiano | |
dc.contributor.author | Abreu, Adriano Roberto de | |
dc.contributor.other | Camargo, Maria Emilia | |
dc.contributor.other | Fachinelli, Ana Cristina | |
dc.contributor.other | Antonello, Claudia Simone | |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T12:33:15Z | |
dc.date.available | 2021-01-27T12:33:15Z | |
dc.date.issued | 2021-01-23 | |
dc.date.submitted | 2020-11-30 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6780 | |
dc.description | A revisão da literatura indica que as relações de aprendizagem deverão se tornar cada vez mais difundidas sendo assim suportadas por tecnologias em constante evolução. O processo de aprendizagem e a necessidade do ser humano em usá-lo para prever eventos futuros é significativo nas organizações em que a necessidade de alta performance dos times, do resultado, exigem elevado grau de planejamento e execução. O estudo se propôs analisar a contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial percebido. Para tal, foi conduzida uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória que utiliza o estudo de caso múltiplo como estratégia de investigação e gestores participantes de programas de aprendizagem experiencial como unidade de análise. A coleta de dados foi realizada com entrevistas semi-estruturadas e observação participante. O método de análise de conteúdo com apoio do software Excel que suportou a etapa de análise dos dados.
Os principais resultados identificados estão relacionados as mudanças provocadas a partir dos programas de aprendizagem experiencias, ao trabalhar intensamente as emoções em seus participantes. Proporcionam o autoconhecimento, a superação e o autodesenvolvimento a partir da ressiginifcação de crenças limitantes. De maneira exploratória o estudo contribui para ampliar a o entendimento que a aprendizagem experiencial aplicada de forma integrativa pode contribuir para alavancar o desempenho gerencial. A intersecção entre a criação e desenho dos programas de aprendizagem experienciais com a interação da aprendizagem formal e informal e o desempenho gerencial percebido, resulta na experimentação ativa, em que o participante se torna capaz de aplicar as teorias no processo de tomada de decisões e resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The literature review indicates that learning relationships are expected to become increasingly widespread and are thus supported by constantly evolving technologies. The learning process and the need for human beings to use it to predict future events is significant in organizations where the need for high performance by teams, as a result, requires a high degree of planning and execution. The study aimed to analyze the contribution of the practices of the experiential learning programs to the perceived managerial performance. To this end, an exploratory qualitative research was conducted using the multiple case study as an investigation strategy and managers participating in experiential learning programs as the unit of analysis. Data collection was carried out with semi-structured interviews and participant observation. The content analysis method supported by Excel software that supported the data analysis stage. The main results identified are related to the changes brought about by the programs of learning experiences, when working intensely the emotions in its participants. They provide self-knowledge, overcoming and self-development based on the resiginification of limiting beliefs. In an exploratory way, the study contributes to broaden the understanding that experiential learning applied in an integrative way can contribute to leverage managerial performance. The intersection between the creation and design of experiential learning programs with the interaction of formal and informal learning and perceived managerial performance, results in active experimentation, in which the participant becomes able to apply theories in the decision-making and resolution process of problems. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.title | Contribuição das práticas dos programas de aprendizagem experiencial para o desempenho gerencial: um estudo de casos múltiplos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2116599523202014 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Abreu, Adriano | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Administração | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-01-22 | |