Mostra i principali dati dell'item
Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal
dc.contributor.advisor | Moraes, Cineri Fachin | |
dc.contributor.author | Grison, Marília | |
dc.contributor.other | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.other | Ramos, Flávia Brocchetto | |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T20:23:14Z | |
dc.date.available | 2021-01-27T20:23:14Z | |
dc.date.issued | 2020-07-23 | |
dc.date.submitted | 2020-07-16 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6781 | |
dc.description | Este trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal | pt_BR |
dc.subject | Linguagem corporal em crianças | pt_BR |
dc.title | Linguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporal | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-23 00:00:00 |