Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoraes, Cineri Fachin
dc.contributor.authorGrison, Marília
dc.contributor.otherWelter, Cristiane Backes
dc.contributor.otherRamos, Flávia Brocchetto
dc.date.accessioned2021-01-27T20:23:14Z
dc.date.available2021-01-27T20:23:14Z
dc.date.issued2020-07-23
dc.date.submitted2020-07-16
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6781
dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso buscou investigar o desenvolvimento das linguagens infantis na etapa pré-escolar, considerando a arte como potencializadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem corporal. Para realizar este estudo adotei principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, que aconteceu quase totalmente online pelas plataformas Scielo, Google e Google Acadêmico. Os embasamentos teóricos escolhidos datam desde o ano de 2002 para os artigos científicos, além de documentos e leis datados desde o ano de 1988, ambos analisados até o presente ano de 2020. Os principais autores consultados foram Berle, Chagas, Gil e Salles, além de diversos documentos brasileiros orientadores para a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, entre outros. Além disso, entrevistas foram realizadas para embasar empiricamente o trabalho. Essas foram analisadas por meio da análise textual discursiva. O estudo apresenta pontos sobre a história da educação, com foco na Educação Infantil, além de analisar os principais documentos que a orientam. Ainda, estabelece relação entre o desenvolvimento das crianças e as linguagens na Educação Infantil, englobando as linguagens verbal, sonora, digital, visual, musical e corporal. Também propõe uma reflexão sobre a importância do trabalho com a arte na Educação Infantil, considerando-a como uma linguagem com diversas possibilidades, incluindo a dança, o teatro, a música e as artes visuais. Por fim, apresenta como a arte anda em conjunto com a linguagem corporal, enfatizando o corpo, as experiências e as interações. A arte promove para as crianças da pré-escola grandiosas possibilidades de desenvolvimento, englobando principalmente as experiências e as interações através da linguagem corporal. O corpo e a arte são considerados formas de linguagem que proporcionam a expressão, a comunicação e o desenvolvimento integral das crianças [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.subjectLinguagem corporal em criançaspt_BR
dc.titleLinguagens na pré-escola: arte como potencializadora da linguagem corporalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-07-23 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples