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Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
dc.contributor.advisor | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.author | Chiapinotto, Diego | |
dc.contributor.other | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.other | Silva, Carmem Luci da Costa | |
dc.contributor.other | Diniz, Felipe Maciel Xavier | |
dc.contributor.other | Leite, Maria Alzira | |
dc.contributor.other | Fadanelli, Sabrina Bonqueves | |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T20:35:19Z | |
dc.date.available | 2021-02-03T20:35:19Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.date.submitted | 2020-11-13 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6791 | |
dc.description | Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora por estudantes do Ensino Superior matriculados em disciplinas cujo objeto de aprendizagem seja a leitura? Seu objetivo geral consiste em elaborar, a partir da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, uma proposta metodológica que potencialize desenvolver habilidades de compreensão leitora por estudantes universitários em disciplinas nas quais a leitura é o objeto de aprendizagem. Diante dos níveis preocupantes apontados por distintos testes educacionais e da percepção corriqueira por parte de docentes de que seus alunos apresentam resultados aquém do esperado no que tange a habilidades de compreensão em leitura, justifica-se este trabalho. Esta pesquisa é de natureza teórico-metodológica. O método utilizado para a elaboração da proposta é o descrito pelo próprio Ducrot (1987) para a análise polifônica do sentido - o método da simulação. A proposta metodológica resultante compõe-se de premissas orientativas e trajetória procedimental [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.description.abstract | The topic of this dissertation is reading comprehension in the academic environment. Its research question is: How can Theory of Polyphony contribute to the qualification of the development of reading comprehension skills by students of University Education enrolled in subjects whose learning object is reading? Its general objective is elaborating a methodological proposal that potentiates the development of reading comprehension skills by University students, based on Oswald Ducrot's Theory of Polyphony. This work justifies because of the disturbing levels pointed out in different educational tests and the common perception from part of professors that their students show results below expectations in terms of reading comprehension skills. This research is theoretical. The method used to formulate the proposal is that one described by Ducrot for the polyphonic analysis - the simulation method. The resulting methodological proposal consists of guiding premises and procedural trajectory [resumo fornecido pelo autor]. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | University Education | en |
dc.subject | Reading comprehension | en |
dc.title | Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5400138385656510 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Chiapinotto, Diego | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-17 |