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dc.contributor.advisorValentini, Carla Beatris
dc.contributor.authorLocatelli, Marquéli
dc.contributor.otherZanolla, Taciana
dc.contributor.otherCarara, Maria Christine Quillfeldt
dc.date.accessioned2021-02-04T20:44:09Z
dc.date.available2021-02-04T20:44:09Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6792
dc.descriptionEste estudo apresenta conceitos e definições que se relacionam à inclusão na Educação Infantil, apontando as percepções e os desafios evidenciados por professores que atuam nessa etapa da escolarização. A inclusão é um assunto de extrema importância nos dias atuais, tendo em vista o direito que toda pessoa tem à educação de qualidade. A Educação Infantil, considerada a primeira etapa da educação básica, busca o desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Entretanto, a inclusão na Educação Infantil é um tema relativamente novo. Para tal, o presente trabalho tem como objetivo compreender os desafios percebidos pelos professores da Educação Infantil, quanto aos processos que envolvem a inclusão de crianças com deficiência e NEE no âmbito escolar. Para isso o texto enfatiza a importância da inclusão no ambiente da Educação Infantil, além de realizar uma breve análise nos conceitos e definições que se relacionam ao percurso histórico da Educação Infantil em diversos momentos. Ao abordar os assuntos referentes à inclusão, busca-se também diferenciar os conceitos de educação especial e educação inclusiva, bem como analisar as diferentes percepções no que se refere à criança com deficiência ao longo dos séculos. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho é a abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório. A primeira etapa foi a revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender conceitos e aspectos históricos dos assuntos tratados. A segunda etapa foi a pesquisa de opinião realizada com 8 professores de educação infantil de um município do interior da serra gaúcha, com o objetivo de conhecer e analisar as percepções e os desafios evidenciados pelos professores participantes da pesquisa. Como resultado da análise, constatou-se que são muitos os desafios evidenciados pelos professores da Educação Infantil, como a falta de profissionais especializados na escola, a escassa formação de professores e a pouca parceria entre escola e família. Destaca-se, então, a necessidade de mais pesquisas acerca da inclusão na Educação Infantil, possibilitando que novas abordagens se relacionem ao assunto em direção à uma sociedade que seja realmente inclusiva [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleInclusão na educação infantil: percepção dos profissionais da educaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-13 00:00:00


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