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Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil
dc.contributor.advisor | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.contributor.author | Pereira, Carolina Mestriner | |
dc.contributor.other | Braun, Karen Cristina Rech | |
dc.contributor.other | Lhullier, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T21:44:45Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T21:44:45Z | |
dc.date.issued | 2020-12-18 | |
dc.date.submitted | 2020-12-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6877 | |
dc.description | Comportamentos, comunicação, formas de se relacionar e de se portar são alguns aspectos envolvidos pelas habilidades sociais. O desenvolvimento das habilidades sociais na infância é de extrema importância não só para a fase em que a criança se encontra, mas também para o seu desenvolvimento posterior. Este trabalho tem por objetivo identificar possíveis contribuições das habilidades sociais para o desenvolvimento infantil. Como objetivos específicos propõe-se caracterizar desenvolvimento infantil saudável com foco nos aspectos relacionais e emocionais; caracterizar habilidades sociais e identificar habilidades sociais relevantes no contexto infantil. Definiu-se trabalhar com uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo e utilizar a série brasileira "Meu Amigãozão" como fonte. A série mostra situações do cotidiano de três crianças de seis anos que possuem amigos imaginários, no decorrer dos episódios, esses amigos ajudam as crianças a refletirem suas escolhas bem como mudar alguns de seus comportamentos. Como instrumento, o trabalho utilizará tabela para descrição e categorização das cenas, tendo como referencial de análise a análise de conteúdo, utilizando o modelo aberto e a estratégia de emparelhamento. As categorias criadas e suas respectivas unidades de análise foram: 1. Autocontrole e expressividade emocional - reconhecimento das emoções e controle de ansiedade, 2. Civilidade - seguimento de instruções e uso de palavras mágicas, 3. Empatia - saber compartilhar e respeitar o próximo, 4. Assertividade - expressar desagrado e perceber que não concorda com tudo, 5. Fazer amizades - se apresentar, responder as perguntas feitas, dar continuidade aos assuntos, sugerir atividades e elogiar, 6. Solução de problemas interpessoais - se acalmar diante do problema, pensar antes de tomar alguma decisão e avaliar o processo de tomada de decisão e 7. Habilidades sociais acadêmicas - observar e prestar atenção, reconhecer e elogiar o desempenho do outro e cooperar. Resultados: a pesquisa realizada constata que o desenvolvimento de habilidades sociais favorece o desenvolvimento infantil, tornando-o mais saudável, visto que, está relacionado com uma melhor qualidade de vida, podendo auxiliar nos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais da criança. É um assunto de extrema importância, que tende a beneficiar tanto a criança quanto às pessoas com quem ela interage, podendo ser estudado por diferentes profissionais e áreas, como por exemplo psicólogos e educadores [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais em crianças | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.title | Possíveis contribuições das habilidades sociais no desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-17 |
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Psicologia - Bacharelado [243]