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Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado
dc.contributor.advisor | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.author | Carpes, Klaus Faller | |
dc.contributor.other | Lhullier, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T23:45:51Z | |
dc.date.available | 2021-03-31T23:45:51Z | |
dc.date.issued | 2021-02-02 | |
dc.date.submitted | 2020-12-03 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6880 | |
dc.description | Este trabalho possui como objetivo identificar possíveis repercussões, junto ao processo de identificação de uma criança em fase de latência, ao assistir um filme de desenho animado. Foi explorado o estabelecimento de possíveis relação entre determinadas cenas de um artefato cultural (filme escolhido) e situações experienciadas por uma criança em seu desenvolvimento, dando ênfase à continuidade de identificações fora do ambiente familiar. Entende-se como fundamental traçar percepções acerca do processo de identificação no desenvolvimento psíquico de uma criança, tendo como uma das possibilidades se identificar com o que acontece num filme de desenho animado. O método de pesquisa segue um delineamento qualitativo, do tipo exploratório e interpretativo, tendo como fonte o filme de desenho animado O Rei Leão, de 1994, sendo os dados analisados em forma de tabela e sua exploração baseada na análise de conteúdo, com as categorias de análise definidas a posteriori, a partir de conceitos elaborados por Freud, como Fase de Latência e Identificação Primária. A categoria Processo de identificação aborda, principalmente, a representatividade do conceito de Identificação Primária que pode ser identificado no filme. Sendo seguida pela categoria Conflitos na latência, que busca tratar sobre o afastamento da criança de suas figuras materna e paterna para estabelecer relações com outras figuras. A categoria Conceito dos pais Vs. Conceito dos amigos traz a discussão sobre as mudanças sociais e psicológicas que podem interferir no desenvolvimento intelectual e a personalidade do indivíduo. A quarta categoria, Conciliação dos conflitos, fala sobre reflexões que são feitas pelo protagonista para auxiliá-lo a compreender quem ele é. E por fim, a categoria Enfrentando conflitos da latência refere-se à busca do personagem em dar vazão às suas representações, ao seu próprio significado. Há um desfecho em que foi possível integrar as experiências vivenciadas, dando alicerce a sua subjetividade. Com a discussão é possível perceber que os desenhos animados possuem um potencial de representatividade e exemplos relevantes para o desenvolvimento da criança, principalmente evidenciando como se dá a relação entre ela e suas figuras materna e paterna, pois estas serão a base para as relações futuras [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Período de latência psicossexual | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Psicologia infantil | pt_BR |
dc.title | Processo de identificação em crianças ao assistir filmes de desenho animado | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-02-01 |
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Psicologia - Bacharelado [243]