dc.contributor.advisor | Balotin, Jean Greselle | |
dc.contributor.author | Rui, Gabriel | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.contributor.other | Poletto, Matheus | |
dc.date.accessioned | 2021-04-27T12:06:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-27T12:06:27Z | |
dc.date.issued | 2020-12-22 | |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6925 | |
dc.description | A equipe Phoenix Rocket Team tem como objetivo aplicar e desenvolver tecnologias para o setor de foguete modelismo. Esta desenvolve e faz testes experimentais de motores e foguetes completos. Em alguns testes, a câmara de combustão apresentava um comportamento anormal, que provocava o seu colapso, evidenciando-se nos testes estáticos monitorados. Com o objetivo de identificar as causas deste comportamento e solucioná-lo, o presente trabalho de conclusão de curso, têm como objetivo propor a alteração da câmara de combustão. Como aspectos de projeto, definiu-se a validação do motor para um foguete com apogeu de 500 m, visto que a câmara deste motor é a que apresenta uma maior incidência de colapsos. Foi utilizado 𝐾𝑁𝑆𝐾u (nitrato de potássio e açúcar), como propelente, AISI 310 como material para a câmara de combustão e extremidades rosqueadas. Deste modo a proposta baseia-se em realizar uma análise conceitual dos aspectos necessários para definir geometricamente a câmara de combustão, realizando a análise numérica e testes estáticos. Neste sentido, foi realizado o projeto analítico da câmara de combustão, observando todos as variáveis pertinentes para o desenvolvimento da mesma, além de utilizar a metodologia da ASME (American Society of Mechanical Engineers) para vasos de pressão, uma vez que a câmara é definida como tal. Com isto, partiu-se para a análise numérica da câmara de combustão, avaliando-se as tensões sobre ela exercidas, por meio do MEF (método dos elementos finitos). Como o trabalho tem por objetivo validar a câmara por meio de testes estáticos, para verificar o seu comportamento, os mesmos foram realizados, sendo bem sucedidos, não apresentando falhas nos 6 testes estáticos realizados e tendo desempenho do empuxo médio de 86,4% do requerido em projeto. Desta maneira, propõe-se que este projeto seja utilizado pela equipe para o desenvolvimento de câmaras de combustão.[resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The Phoenix Rocket Team aims to apply and develop technologies for the model rocket industry. It develops and makes experimental tests of complete engines and rockets. In some tests, the combustion chamber exhibited an abnormal behavior, which caused its collapse, evidencing in the monitored static tests. With the objective of identifying the causes of this behavior and solving it, the present undergraduate thesis, aims to propose the alteration of the combustion chamber. As design aspects, the engine validation was defined for a rocket with a peak of 500 m, since the chamber of this engine is the one with the highest incidence of collapses. 𝐾𝑁𝑆𝐾u (potassium nitrate and sugar) was used as propellant, AISI 310 as material for the combustion chamber and threaded ends. That way, the proposal is based on performing a conceptual analysis of the aspects necessary to geometrically define the combustion chamber, performing numerical analysis and static tests. In this sense, the analytical design of the combustion chamber was carried out, observing all the relevant variables for its development, in addition to using the ASME (American Society of Mechanical Engineers) methodology for pressure vessels, once the chamber is defined as such. With this, the numerical analysis of the combustion chamber was started, evaluating the stresses exerted on it, through the MEF (finite element method). As the work aims to validate the chamber by means of static tests, to verify its behavior, they were carried out, being successful, with no failures in the 6 static tests performed and having an average thrust performance of 86.4% of required in the project. In this way, it is proposed that this project be used by the team for the development of combustion chambers. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Motores de foguetes | pt_BR |
dc.subject | Câmaras de combustão | pt_BR |
dc.subject | Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, ASME | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.title | Proposta de alteração da câmara de combustão aplicada ào motor do minifoguete da equipe Phoenix Rocket Team | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |