dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Simioni, Ingrid | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T23:17:46Z | |
dc.date.available | 2021-04-28T23:17:46Z | |
dc.date.issued | 2020-12-25 | |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6931 | |
dc.description | Com o passar dos anos, os veículos passaram por inúmeras mudanças desde as suas primeiras concepções. No passado, falhas em componentes automotivos levaram a consequências lamentáveis, com isso a indústria de automóveis se tornou um dos setores que mais investe em avanços tecnológicos. O seu empenho em aperfeiçoar a capacidade veicular, sempre visando a segurança dos passageiros, fez com que análises específicas de cada componente automotivo se tornassem indispensáveis nesse ramo. Neste trabalho, foi realizada uma análise virtual da durabilidade de um semieixo de um automóvel de passeio preparado/modificado para competição, através de análise estrutural pelo método de elementos finitos. Para realizar a análise foram definidos parâmetros que se aproximassem dos esforços que o semieixo estaria sendo submetido e as propriedades do material foram definidas através de ensaio de tração real. Utilizando o software Ansys, foi realizada uma análise elastoplástica, assim obtendo os valores das tensões e das deformações. Após a avaliação da resistência estrutural do semieixo, foi realizada a análise de fadiga utilizando o software Fe-safe, deste modo determinando a durabilidade, em número de ciclos, até a sua falha. Os resultados se mostraram satisfatórios, uma vez que o semieixo foi classificado como tendo vida infinita, pois o número de ciclos estimados foram superiores a 107. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | Over the years, vehicles have passed through countless changes since their first conceptions. In the past, failures in automotive components have led to unfortunate consequences, due to this reason the automotive industry has become one of the segments which invests on technological advances the most. The automotive industry commitment in order to improve vehicular capabilities, always aiming passengers safety, made specific analysis of each component become indispensable in this field. In this work, a virtual durability analysis of a semi-axle of a passenger car modified for competition is performed, through structural analysis using finite element method. In order to carry out the analysis, parameters similar to the efforts which the semi-axle would be subjected were defined, and the material properties were measured through real traction testing. Using the Ansys software, an elastoplastic analysis was performed, then the values of stresses and strains were obtained. After evaluating the structural resistance of the semiaxle, a fatigue analysis using Fe-safe software was performed, in order to determine durability, number of cycles, until its failure. The results proved to be satisfactory, once the semi-axle was classified as infinite life, since the number of estimated cycles was greater than 107. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Materiais - Fadiga | pt_BR |
dc.subject | Carros de corrida | pt_BR |
dc.title | Análise de fadiga de um semieixo para um automóvel de competição | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |