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dc.contributor.advisorCamargo, Maria Emília
dc.contributor.authorBertollo, Diego Luís
dc.contributor.otherMotta, Marta Elisete Ventura
dc.contributor.otherAnsuj, Angela Pellegrin
dc.contributor.otherLopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.otherDullius, Angela Isabel dos Santos
dc.date.accessioned2021-04-30T15:28:01Z
dc.date.available2021-04-30T15:28:01Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.date.submitted2021-02-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6938
dc.descriptionA internet of things (IoT) é uma tecnologia emergente e caracteriza-se como um novo paradigma que visa integrar diversas tecnologias e soluções de comunicação com aplicações em muitos domínios diferentes, tais como: ambientes inteligentes (residencial e comercial), automação industrial, saúde, agricultura de alta precisão, gerenciamento inteligente de energia (smart grids, conservação de energia em edifícios), transporte e logística, setor automotivo em geral, cidades inteligentes e muitas outras áreas. Ultimamente, fala-se muito em cidades inteligentes e, em geral, esta é entendida como uma cidade que, por meio da utilização da tecnologia, presta serviços tradicionais e resolve questões urbanas facilitando a mobilidade e melhorando os serviços sociais de forma sustentável. Vê-se que o real significado de ?cidade inteligente? não é uma característica definidora de uma cidade, mas sim uma ferramenta. É por isso que ?inteligente? deve ser associado à capacidade da cidade de criar bem-estar para seus cidadãos e sua característica básica é o valor que atribui à participação do indivíduo. As cidades usam essa ferramenta para coletar dados em tempo real sobre o estado do tráfego, a qualidade do ar e da água, o índice de radiação solar, entre muitas outras coisas. Algumas das aplicações mais conhecidas desta ferramenta consistem na instalação de sensores nas ruas que detectam lugares de estacionamento gratuitos, engarrafamentos, quanto tempo demorará a chegada do próximo ônibus, sensores que detectam os pedestres para incidir iluminação pública com mais eficácia, dentre outros. A literatura, de modo geral, se concentra nos aspectos técnicos da IoT e menos atenção é dado nos estudos comportamentais que esclarecem a percepção dos usuários sobre a adoção e uso da IoT e dos objetos inteligentes. O estudo bibliométrico da presente tese apontou um crescimento significativo de estudos relacionados a internet das coisas e objetos inteligentes conectados. Na mesma medida, observou-se um crescimento da quantidade de aplicações e de objetos inteligentes conectados. Sendo assim, é essencial compreender o processo de aceitação e uso por parte dos consumidores, uma vez que estas ferramentas de marketing são relevantes para as pretensões futuras. Logo, o objetivo desta tese é identificar os fatores determinantes para adoção de objetos para cidades inteligentes com tecnologia baseada da internet das coisas na percepção de universitários. O modelo foi construído fundamentando-se nos conceitos de fatores destacados por Diener et al. (1985), Davis et al. (1989), Chau (1996), Sweeney e Soutar (2001), Arnold e Reynolds (2003), Faurie e Van de Leemput (2007), Hong e Thong (2013), Gao e Bai (2014), Munzel, Meyer-Waarden e Galan (2015) e Al-Momani, Mahmoud e Ahmad (2016). A pesquisa foi do tipo quantitativa exploratória, a amostra foi de 205 respondentes. Foi utilizado o método quantitativo, operacionalizado através de uma survey aplicada a 205 universitários. Para a análise, utilizou-se a modelagem de equações estruturais com o Software Smart PLS® v. 3.3.2 (Ringle et al., 2015). Das 19 hipóteses formuladas, 10 foram confirmadas, conforme o modelo teórico proposto. Verificou-se que, na amostra pesquisada, existe grande propensão (57,1%) para o uso da internet das coisas e dos objetos inteligentes conectados. O estudo apresentado nesta tese pode contribuir para a literatura existente, através da testagem das suposições teóricas sobre de modelos de aceitação e uso da tecnologia adicionando variáveis relacionadas ao prazer e bem-estar com a internet das coisas e de objetos inteligentes conectados. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe internet of things (IoT) is an emerging technology and is characterized as a new paradigm that aims to integrate several technologies and communication solutions with applications in many different domains, such as: intelligent environments (residential and commercial), industrial automation, healthcare , high precision agriculture, intelligent energy management (smart grids, energy conservation in buildings), transport and logistics, the automotive sector in general, smart cities and many other areas. Lately, there is a lot of talk about smart cities and, in general, this is understood as a city that, through the use of technology, provides traditional services and solves urban issues by facilitating mobility and improving social services in a sustainable way. It can be seen that the real meaning of ?smart city? is not a defining characteristic of a city, but a tool. That is why ?smart? must be associated with the city's ability to create well-being for its citizens and its basic characteristic is the value it attributes to the individual's participation. Cities use this tool to collect real-time data on traffic status, air and water quality, the solar radiation index, among many other things. Some of the best known applications of this tool are the installation of sensors on the streets that detect free parking spaces, traffic jams, how long it will take for the next bus to arrive, sensors that detect pedestrians to focus public lighting more effectively, among others. The literature, in general, focuses on the technical aspects of IoT and less attention is given to behavioral studies that clarify the users' perception about the adoption and use of IoT and smart objects. The bibliometric study of the present thesis showed a significant growth in studies related to the internet of things and connected intelligent objects. In the same measure, there was an increase in the number of applications and connected smart objects. Therefore, it is essential to understand the process of acceptance and use by consumers, since these marketing tools are relevant to future claims. Therefore, the objective of this thesis is to identify the determining factors for the adoption of objects for smart cities with technology based on the internet of things in the perception of university students. The model was built based on the concepts of factors highlighted by Diener et al. (1985), Davis et al. (1989), Chau (1996), Sweeney and Soutar (2001), Arnold and Reynolds (2003), Faurie and Van de Leemput (2007), Hong and Thong (2013), Gao and Bai (2014), Munzel, Meyer- Waarden and Galan (2015) and Al-Momani, Mahmoud and Ahmad (2016). The research was of the exploratory quantitative type, the sample was of 205 respondents. The quantitative method was used, operationalized through a survey applied to 205 university students. For the analysis, structural equation modeling was used with the Smart PLS® v software. 3.3.2 (Ringle et al., 2015). Of the 19 hypotheses formulated, 10 were confirmed, according to the proposed theoretical model. It was found that, in the sample studied, there is a great propensity (57.1%) for the use of the internet of things and connected smart objects. The study presented in this thesis can contribute to the existing literature, by testing the theoretical assumptions about models of acceptance and use of technology by adding variables related to pleasure and well-being with the internet of things and connected intelligent objects. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Brasilpt_BR
dc.subjectInternet of Thingsen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.subjectSmart citiesen
dc.subjectCommunication and technologyen
dc.subjectCollege students - Brazilen
dc.titleFatores determinantes da adoção e uso da internet das coisas e de objetos inteligentes conectados frente às percepções de universitários brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4214831558006775pt_BR
mtd2-br.author.lattesBertollo, Diego Luíspt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.contributor.coorientadorMedina, David Israel Contreras
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-04-28


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