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dc.contributor.advisorAzevedo, Tânia Maris de
dc.contributor.authorFernandes, Alexandre Cortez
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.otherFavero, Altair
dc.contributor.otherHermany, Ricardo
dc.date.accessioned2021-05-03T16:40:18Z
dc.date.available2021-05-03T16:40:18Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.date.submitted2020-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6939
dc.descriptionÉ uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem investigadas por intermédio de raciocínios que pensaram a elaboração de um currículo para o curso de direito embasado nos pressupostos sistêmicos de Saussure, assim como tensões oriundas de verificações da epistemologia jurídica. O mérito científico da pesquisa recai na possibilidade de se pensar temas centrais do ensino jurídico ? tão importante para a vida jurídico-política de nosso País ? no sentido de propor alternativas que redundem numa contribuição para melhoria do ensino jurídico no Brasil. A relevância social da pesquisa está no enfrentamento de uma questão arraigada na sociedade brasileira atual, que é a propalada crise do direito. Tal crise pode se encontrar ancorada na crise do ensino jurídico, sendo a reciproca verdadeira, conforme se verifica na pesquisa. Assim, ao se pensar ensino jurídico, pensa-se, necessariamente, o direito. O objetivo da pesquisa é o de avaliar e analisar elementos que embasem uma dinâmica de ensino jurídico, com o intuito de buscar subsídios que agreguem mais qualidade aos cursos jurídicos do Brasil. Foi composto um roteiro epistemológico para dar conta da pesquisa. Houve a construção de um espaço para concepções de educação, com fundamentação em Vigotski, e da aprendizagem significativa, com Ausubel. O trabalho traz concepções linguísticas, iniciando-se com as fundamentações de Platão e de alguns de seus predecessores sobre linguagem, até os principais conceitos de Saussure. São apresentadas concepções epistemológicas do direito, numa análise das teorias que tratam do positivismo jurídico e de outras escolas do pensamento jurídico. Também se analisa o ensino jurídico, tanto em seu aspecto histórico quanto em relação a seus critérios de funcionamento. Há um destaque para a análise legislativa que regula os cursos de Direito, buscando a verificação dos sujeitos que atuam no processo de ensino jurídico, com especial atenção a seu objeto. Todas as ponderações feitas estão envolvidas na ideia de linguagem, a qual tem também a missão de tecer a rede que interliga sistematicamente os componentes mencionados. A pesquisa é teórica ? realizada com análise de textos sobre educação, linguística, filosofia, teoria do direito e ensino jurídico. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIt is a thesis in education and has the basic problem of verifying what is desired when teaching law, what is desired with such training, to those who want to be trained in the teaching of law. Such questions were decided to be investigated through reasoning that thought the elaboration of a curriculum for the law course based on the systemic assumptions of Saussure, as well as tensions arising from verifications of the legal epistemology. The scientific merit of the research lies in the possibility of thinking about central themes of legal education - so important for the legal and political life of our country - in the sense of proposing alternatives that result in a contribution to the improvement of legal education in Brazil. The social relevance of the research lies in tackling an issue rooted in Brazilian society today, which is the so-called crisis of law. Such a crisis may be anchored in the crisis of legal education, the reciprocal being true, as verified in the research. Thus, when thinking about legal education, one necessarily thinks about the law. The objective of the research is to evaluate and analyze elements that support a dynamic of legal education, in order to seek subsidies that add more quality to legal courses in Brazil. An epistemological script was prepared to handle the research. There was the construction of a space for conceptions of education, based on Vigotski, and of meaningful learning, with Ausubel. The work brings linguistic conceptions, starting with the foundations of Plato and some of his predecessors on language, up to the main concepts of Saussure. Epistemological conceptions of law are presented, in an analysis of the theories that deal with legal positivism and other schools of legal thought. Legal education is also analyzed, both in its historical aspect and in relation to its operating criteria. There is an emphasis on the legislative analysis that regulates law courses, seeking to verify the subjects who work in the legal education process, with special attention to its object. All the considerations made are involved in the idea of ??language, which also has the mission of weaving the network that systematically interconnects the mentioned components. The research is theoretical - carried out with analysis of texts on education, linguistics, philosophy, theory of law and legal education. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectDireito - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectDireito - Linguagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLaw - Study and teaching (Higher)en
dc.subjectLaw - Languageen
dc.subjectEducationen
dc.titleA linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiropt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8435555376899225pt_BR
mtd2-br.author.lattesFERNANDES, Alexandre Cortezpt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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