Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por autor "Azevedo, Tânia Maris de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 20
-
A alteridade na relação locutor-enunciadores: potencialidades da teoria da polifonia para a qualificação do desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora
Cerezoli, Andréia Inês Hanel (2020-05-13)L’objectif principal de cette recherche est d’investiguer comment la théorie de la polyphonie d’Oswald Ducrot contribue au processus de qualification du développement des compétences en compréhension en lecture, permettant ... -
Compreensão leitora e formação docente : princípios de transposição didática de um modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso
Niederauer, Carina Maria Melchiors (2016-04-12)O objetivo deste estudo é o de propor princípios de transposição didática, para professores de língua materna, do Modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso, de Tânia Maris de Azevedo, ... -
Compreensão leitora em língua estrangeira: uma perspectiva saussuriana para o ensino em escolas de idiomas
Meurer, Daiane (2019-10-18)Esta dissertação visa a propor situações de aprendizagem de compreensão leitora, em língua inglesa, fundamentadas nos conceitos saussurianos de valor, sistema, e na noção de relação, para alunos em nível B1, do Quadro ... -
A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
Perotoni, Fabiana (2022-03-18)As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, ... -
Contribuição do modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso para a elaboração de instrumentos de avaliação da compreensão leitora em língua estrangeira
Schulz, Lisiane Ott (2018-11-27)O objetivo deste estudo é propor a transformação didática do Modelo-Teórico Metodológico para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso, de Tânia Maris de Azevedo, com vistas a subsidiar a elaboração de um instrumento ... -
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Chiapinotto, Diego (2020-12-17)Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades ... -
O desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora: um olhar para livros didáticos do ensino fundamental - anos finais e para a Base Nacional Comum Curricular/2017
Girardi, Kamila (2021-09-24)Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem de alguns gêneros textuais presentes nos livros didáticos que compõem a coleção mais distribuída nas escolas brasileiras, segundo dados divulgados pelo Programa ... -
O ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento a imigrantes: por uma contribuição sociolinguística
Vieira, Leandro Rocha (2019-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo propor novas estratégias de ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento (PLA) a imigrantes no sentido de colaborar com o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e ... -
Enunciação e gramática : o ensino dos modos verbais da língua portuguesa sob a perspectiva da teoria enunciativa de Émile Benveniste
Marchett, Nathaline Bachi (2022-10-31)Esta dissertação tem por objetivo propor princípios para o ensino dos modos verbais da língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, pautados pela Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Para isso, faz-se, ... -
Formação e competências de tradutores e intérpretes de língua de sinais em interpretação simultânea de língua portuguesa - Libras: estudo de caso em Câmara de Deputados Federais
Machado, Flávia Medeiros Álvaro (2018-02-20)Esta tese focaliza a questão da formação e das competências envolvidas na atuação de tradutores/intérpretes (Tils) de Língua de Sinais (Libras/Português) para atuação em contexto político em interpretações simultâneas. ... -
Gênero epistolar e marcas linguísticas de polidez em cartas institucionais : um estudo de caso sincrônico e diacrônico
Siqueira, Caroline de (2014-06-27)Os estudos sobre a polidez linguística, apesar de amplos em diversas situações de interação verbal, parecem escassos quando na área da interação escrita. Este trabalho visa compreender como se dão as relações interacionais ... -
Leitura de imagem a partir do livro História em quadrões com a Turma da Mônica - volume 1
Vargas, Graciele Boeira (2024-01-20)Esta dissertação analisa as paródias criadas por Mauricio de Sousa (2010), reunidas no livro História em Quadrões com a Turma da Mônica - Volume 1, visando à elaboração de um roteiro para a realização de leitura de imagens ... -
Libras como língua (de direito) no registro da memória da comunidade surda
Pavan, Grasiele (2021-06-26)A Comunidade Surda, composta majoritariamente por Surdos usuários das Línguas de Sinais como primeira língua, historicamente tem enfrentado muitas barreiras sociais com relação à comunicação. Nesse sentido, a presente ... -
Marcas de subjetividade em editoriais: uma perspectiva benvenistiana de análise
Alves, Jose Maia (2020-12-04)Esta dissertação propõe a análise enunciativa de marcas de subjetividade presentes em editoriais dos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo veiculados durante o período da campanha eleitoral presidencial ... -
A modalização discursiva na perspectiva da teoria da argumentação na língua
Jaques, Camila Fernanda Ferreto (2022-06-01)Este trabalho teve por objetivo geral analisar, pelo viés semântico-argumentativo, o fenômeno linguístico da modalização na constituição do sentido do discurso, desde a perspectiva da Teoria da Polifonia, de Oswald Ducrot, ... -
Orações subordinadas adverbiais: as relações de sentido a partir dos pressupostos saussurianos
Veseloski, Carla de Camargo (2021-02-05)Esta pesquisa analisa como a noção saussuriana de valor pode contribuir para o ensino das orações subordinadas adverbiais como forma de colaborar para a compreensão do estudante em relação ao uso das conjunções nos períodos ... -
A produção da paráfrase sob o viés da semântica argumentativa: a argumentação interna (AI)
Dal Pozzo, Daniela Fátima (2020-11-20)Este estudo objetiva demonstrar como a noção de argumentação interna (AI), presente na versão atual da Semântica Argumentativa, em especial na Teoria dos Blocos Semânticos, de Carel e Ducrot, pode auxiliar acadêmicos a ... -
Programa de Mobilibidade Acadêmica Internacional da Universidade de Caxias do Sul: desafios linguísticos-culturais dos intercambistas
Rosa, Lisiara Vargas da (2018-12-13)Este estudo tem como objetivo propor atividades que contribuam com o Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul – UCS, no sentido de colaborar com o desenvolvimento da competência comunicativa de ... -
A teoria da polifonia de Oswald Ducrot e a qualificação do desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do ensino fundamental
Melek, Patrícia Kern (2023-11-14)O objetivo deste estudo é o de demonstrar de que maneira a Teoria da Polifonia, de Ducrot, pode qualificar o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração de ... -
Variação linguística na Língua Brasileira de Sinais : um estudo comparativo em escolas de surdos no Sul do Brasil
Santos, Marisol Cristina dos (2023-03-03)Viver em sociedade, relacionando os diferentes espaços de convivio, como escola, casa, trabalho, é um desafio. A variedade linguistica ali encontrada representa a riqueza da língua e a interação, porém poderá apresentar ...