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dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorBertolini, Adriana Locatelli
dc.contributor.otherCamargo, Maria Emilia
dc.contributor.otherEckert, Alex
dc.contributor.otherAntonello, Claudia Simone
dc.contributor.otherTondolo, Vilmar Antonio Gonçalves
dc.date.accessioned2021-05-12T12:21:52Z
dc.date.available2021-05-12T12:21:52Z
dc.date.issued2021-05-07
dc.date.submitted2020-10-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/7295
dc.descriptionA aprendizagem experiencial é o processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Nesse processo o sensemaking, ou fazer sentido, torna-se essencial para transformar reflexão em ação, chegando a novos comportamentos e entendimentos das situações de mudança nas organizações, tendo em vista a natureza das capacidades envolvidas, atuais e futuras. O objetivo dessa tese foi compreender e analisar como se desenvolvem as capacidades dinâmicas a partir da interação entre sensemaking e aprendizagem experiencial em contextos de mudança organizacional. A metodologia proposta foi o estudo de casos múltiplos, envolvendo triangulação com entrevista em profundidade, observação direta e análise documental, em quatro empresas de diferentes setores que estavam passando por processos de mudança organizacional. Foram realizadas 33 entrevistas com executivos que participaram diretamente desse fenômeno nas empresas estudadas. A análise dos dados foi através da Grounded Theory, auxiliada pelo software NVivo®. Os resultados apontaram que a aprendizagem experiencial, tanto do enfoque formal quanto do informal, dentro do contexto de mudança organizacional, pautada por uma necessidade contínua de fazer e dar sentido (sensemaking e sensegiving), resultou no desenvolvimento de diferentes capacidades dinâmicas através da combinação, construção e reconfiguração de recursos e conhecimentos internos e externos, operacionalizados por equipes multidisciplinares formadas por clientes, usuários, colaboradores e especialistas a fim de gerar ideias, entendimento de mercado e de negócio, tangibilizadas em inovação de produtos, processos e serviços, com o intuito de entregar mais valor ao cliente. Dessa forma, como resultado dessa interação construiu-se e validou-se um framework considerando a gênese das capacidades dinâmicas num contexto de mudança organizacional, e de interação entre aprendizagem experiencial e sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractExperiential learning is the process whereby knowledge is created through the transformation of experience. In this process, sensemaking, or making sense, becomes essential to transform reflection into action, reaching new behaviors and understanding of situations of change in organizations, in view of the nature of current and future capabilities involved. The objective of this thesis was to understand and analyze how the dynamic capabilities are developed from the interaction between sensemaking and experiential learning in contexts of organizational change. The proposed methodology was the study of multiple cases, involving triangulation with in-depth interview, direct observation and documentary analysis in four companies from different sectors that were going through processes of organizational change. Thirty-three interviews were conducted with executives who participated directly in this phenomenon in the companies studied. The data analysis was through Grounded Theory, aided by NVivo software®. The results showed that experiential learning, both from the formal and informal approach, within the context of organizational change, guided by a continuous need to make and give sense (sensemaking and sensegiving), resulted in the development of different dynamic capabilities through the combination, construction and reconfiguration of internal and external resources and knowledge, operationalized by multidisciplinary teams formed by customers, users, employees and specialists in order to generate ideas, market and business understanding, tangible in the innovation of products, processes and services, for the purpose of delivering more value to the customer. Thus, as a result of this interaction, a framework was built and validated considering the genesis of dynamic capabilities in a context of organizational change and interaction between experiential learning and sensemaking. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectOrganizational changeen
dc.titleA gênese das capacidades dinâmicas: contribuição da aprendizagem experiencial para o sensemaking em contextos de mudança organizacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1011152619098862pt_BR
mtd2-br.author.lattesBERTOLINI, A.L.pt_BR
mtd2-br.program.nameDoutorado em Administraçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-05-07


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