Conceito de moda e corpo por quem faz moda : corpo e identidade em perspectiva
Date
2014-07-03Author
Conte, Adriana Job Ferreira
Orientador
Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes
Metadata
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Esta dissertação examina aspectos da conceptualização de MODA e CORPO numa sociedade
de consumo globalizada, pelo ponto de vista dos que fazem moda. Investigam-se, nesse
sentido, diferentes formas de categorizar MODA e CORPO no discurso dos profissionais
responsáveis pela criação e divulgação dos produtos de moda no mercado brasileiro. Para
tanto, um grupo formado por estilistas atuantes em São Paulo – na cidade de São Paulo – e
estilistas atuantes no Rio Grande do Sul – na cidade de Caxias do Sul – é eleito para esse fim.
Esse corpus é obtido através de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas.
Procura-se identificar, seguindo do aporte teórico da Linguística Cognitiva, tendo como base
o Realismo Corpóreo, modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que
constituem o corpus de estudo, especificamente modelos metafóricos e metonímicos. Além
disso, analisam-se as diferentes perspectivas discursivas assumidas pelos profissionais em
seus discursos e as metáforas e metonímias utilizadas nestas diferentes perspectivas. Esta
dissertação está dividida em três capítulos: o primeiro introduz os conceitos de MODA e
CORPO, objetos de estudo dessa investigação; o segundo traz a fundamentação teórica em
Linguística Cognitiva, no que se refere à Concepção de Corporeidade e aos Modelos
Cognitivos, e o terceiro apresenta o método, as técnicas e os procedimentos utilizados para a
realização dessa pesquisa.