dc.contributor.advisor | Cescon, Everaldo | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Marco Antonio | |
dc.contributor.other | Farias, André Brayner de | |
dc.contributor.other | Fabri, Marcelo | |
dc.date.accessioned | 2014-07-10T11:24:00Z | |
dc.date.available | 2014-07-10T11:24:00Z | |
dc.date.issued | 2014-07-10 | |
dc.date.submitted | 2012-12-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/789 | |
dc.description | Realiza-se uma análise ética das características e dos padrões da sociedade hipermoderna
que reforçam e incentivam manifestações hedonistas e individualistas transformando o ser
humano em mercadoria e gerando sensações e atitudes de vazio e de decepção. Aponta-se
para as contradições da hipermodernidade. No segundo capítulo avalia-se as consequências
reais de nosso comportamento como consumidores, em função da sustentabilidade
ambiental, e reflete-se, a partir do pensamento de Hans Jonas, sobre a responsabilidade de
cada cidadão na construção de valores que assegurem o bem-estar humano e o respeito a
todas as formas de vida em suas mais variadas manifestações. Esta ação de pensar crítica e
eticamente perpassa as reflexões do terceiro capítulo, ao defender uma educação para o
consumo consciente, indicativo transformador desta sociedade hipermoderna e elementochave
na conscientização da população em relação à sua responsabilidade social. O
consumo passa a ser visto como ação política, de lutas sociais e reivindicação de novos
direitos já existentes. Somente com atitudes e procedimentos éticos será possível construir
uma sociedade mais justa, questionando os valores impostos pela sociedade de consumo, e
buscar novos parâmetros para a vida em sociedade que sejam formadores de consciência e
atitude ética. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis performs an analysis on the characteristics and patterns of hypermodern society
which reinforce and encourage hedonists and individualistic demonstrations turning the
human beings into merchandise and generating feelings and attitudes of emptiness and
disappointment. It points to the contradictions of the hypermodernity. In the second
chapter, it evaluates the real consequences of our behavior as consumers, in terms of
environmental sustainability, and it takes reflexion, from the Hans Jonas’s thinking, on the
responsibility of every citizen to build values that ensure human well-being and the respect
on all kinds of life in its various manifestations. This action of thinking critically and
ethically pervades the thoughts of the third chapter, by defending an education to the
conscientious consumption, the transformer indicative of this hypermodern society and key
element in raising awareness of the population regarding their social responsibility. The
consumption is seen as political action, social struggles and claiming new rights that
already exist. Only with ethical attitudes and procedures it will be possible to build a fairer
society, questioning the values imposed by the consumer society, and seek out new
parameters for life in society who are builders of consciousness and ethical attitude. | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Jonas, Hans | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de consumo | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Hedonismo | pt_BR |
dc.title | Ética e consumo : uma análise dos hábitos de consumo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4658175991676349 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | GONÇALVES, M. A. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |