O padrão ético satisfatório de um negócio
Date
2014-07-10Author
Oliveira, Cristiam Baldissera de
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
Show full item recordAbstract
Ganhar a vida para uma sobrevivência minimamente digna ou voltada à busca da opulência
ou luxo depende, em geral, da realização de negócios. Não obstante sua posição basilar à existência
humana, negócios são fontes de grande preconceito e são, em geral, mais reconhecidos
pelos escândalos envolvendo abusos e corrupção. Essa dissertação coloca por objetivo a reflexão
sobre o padrão ético satisfatório de um negócio e propõe a análise de questões como: o
que é um negócio? Há um propósito moral nos negócios? Qual é o negócio justo e bom? Pretende-
se assim, fornecer elementos que colaborem com esse processo reflexivo, seja para os
negócios pessoais, particulares, seja para desenho e gestão de organizações. No presente trabalho
aborda-se também, o conceito de negócio identificando seus valores éticos, além dos
econômicos e do ambiente que estão inseridos, procurando a ampliação do entendimento de
seu papel ético na existência humana e nas diferentes práticas econômicas. Busca-se nas teorias
utilitarista de Jeremy Bentham e na ética das virtudes de Aristóteles, o apoio necessário
para examinar a ética nos negócios, abordando a responsabilidade social dos negócios através
da apreciação da teoria das partes interessadas de R. Edward Freeman e suas críticas. Investigam-
se as condições que permitam afirmar que um negócio foi realizado dentro de um padrão
ético satisfatório e pretende-se, assim, contribuir, sob o ponto de vista social, introduzindo a
conduta ética e os valores morais na realização dos negócios como uma modalidade de melhoria
da vida em sociedade, e do bem-estar dos indivíduos. Ainda, sob o ponto de vista científico,
acrescentam-se contribuições teóricas para que a ética seja considerada elemento determinante
nas relações comerciais.