Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorLarentis, Fabiano
dc.contributor.authorPanosso, Oderson
dc.contributor.otherFachinelli, Ana Cristina
dc.contributor.otherAntonello, Claudia Simone
dc.contributor.otherVargas Vallejos, Rolando
dc.date.accessioned2014-07-10T18:24:03Z
dc.date.available2014-07-10T18:24:03Z
dc.date.issued2014-07-10
dc.date.submitted2014-05-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/818
dc.descriptionA Aprendizagem Organizacional (AO) pode ser considerada um processo contínuo de apropriação e criação de conhecimentos novos em níveis individuais, coletivos e organizacionais num contexto organizacional. Indicadores de desempenho são ferramentas de controle para a tomada de decisão. Considerando que a AO pode trazer tanto resultados bons quanto ruins (neutralidade da meta), ela interfere no desenvolvimento das aptidões do indivíduo, com isso pressupõe-se uma relação com a capacidade de interpretar e utilizar indicadores de desempenho. O objetivo foi analisar a contribuição dos processos de Aprendizagem Organizacional, tanto formal quanto informal, na interpretação dos indicadores de desempenho para a tomada de decisão. A metodologia utilizada foi o estudo de caso múltiplo, o qual permitiu analisar com maior profundidade os resultados. A partir de um esquema conceitual desenvolvido com base no referencial teórico, foi elaborado um roteiro de entrevista em profundidade, verificando documentalmente dados da empresa e sua estrutura para validação das respostas. As empresas selecionadas são produtoras de maçã, situadas no Município de Vacaria do Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 11 entrevistas com gestores e entre eles diretores, coordenadores financeiros e administrativos. O método de análise selecionado foi a análise de conteúdo, mais especificamente a análise de conteúdo pela grade mista. Os resultados apresentaram que Indicadores de Desempenho e Aprendizagem Organizacional estão relacionados nas capacidades desenvolvidas pelos indivíduos e que afetam a tomada de decisão. Ou seja, a ligação está no trabalho em conjunto destes dois alicerces e comprovando que um não é consequência do outro. Na análise de como as formas de aprendizagem contribuem para a tomada de decisão, através da interpretação dos indicadores, pode-se destacar como o resultado mais relevante o fato de sua dinâmica ser individual e social. Entre as formas mais mencionadas como contributivas para a tomada de decisão, estão a reflexão e experienciar. Merecem destaque também as formas de aprendizagem pela interação em grupo, treinamentos e mudança de perspectiva. A principal contribuição foi identificar mais aspectos relacionados a formas de aprendizagem, destacando a dinâmica e complexidade das relações com a tomada de decisão. Foi então elaborado um esquema conceitual capaz de trazer a dinâmica da tomada de decisão em relação à Aprendizagem Organizacional e Indicadores de Desempenho. Em relação ao mundo empresarial, o estudo contribui para uma averiguação da aprendizagem, como meio de ganhar vantagem competitiva, principalmente nas relações verificadas com as dificuldades nas formas de aprendizagem, o que pode impedir o seu desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractThe Organizational Learning can be considered a continue process of appropriation and creation of new knowledge in individual, coletive and organizational levels in an organizational context. The development indicators are tools of control to take a good decision. Considering that the Organizational Learning can bring so good or bad results (stopping the goal), it interferes in the development of the individual skills, as a result it is supposed a relation among the capacity to check and use the development of the indicators. The goal of this was to analyses, the contribution of the Organizational Learning process, as well as formal or informal, in the interpretation and in the use of the developed indicators to take a decision. The methodology used was a study in multiple case, which allowed us to check more deeply the results. From a developed concept having as base the theory reference, it was elaborated a schedule of interview in deeply, checking documents of the company and its structure to valid the answers. The selected companies are apple producers, located in Vacaria city, in Rio Grande do Sul state. It was made 11 interviews with managers, among them directors and financial coordinators. The selected analyses method was an analyses of the context, more specified the context analyses by the mixed data. The results show that the developed indicators and organizational learning are related in the developed skills by the individuals and that affect the decision made. It means that, the linking is in the work together with both sides and in the same time proving that one is not consequence of the other.in the analyses as these way of learning contribute to take a decision, through the interpretation of the indicators, we can put as the best result the fact that its dynamic be individual and social. Among the ways more mentioned as contributive to take the decision, they are in reflection and experience. It also deserves a special attention the ways of learning by interaction in groups, trainings and changes in perspective. The mainly contribution was to identify more aspects related to the ways of learning, highlighting the dynamic and complexity of the relations with the decision made. So, it was made a concept able to bring up the dynamic of the decision made in relation to the Organizational Learning and the development of the indicators. In relation to the business world, the study contributes to check the learning, as a way of getting competitive advantages, mainly in the relations checked with the difficulties in the ways of learning, which can impede its development.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectMaçã -- Cultivo -- Vacaria (RS)pt_BR
dc.titleProcessos de aprendizagem organizacional e indicadores de desempenho para tomada de decisão : estudo de caso com gestores de empresas produtoras de maçã do município de Vacariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8369464146397046pt_BR
mtd2-br.author.lattesPANOSSO, O.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige