Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarmargo, Maria Emilia
dc.contributor.authorMotta, Marta Elisete Ventura da
dc.contributor.otherMalafaia, Guilherme Cunha
dc.contributor.otherLopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.otherMunhoz Olea, Pelayo
dc.date.accessioned2014-04-17T13:47:25Z
dc.date.available2014-04-17T13:47:25Z
dc.date.issued2014-04-17
dc.date.submitted2013-11-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/83
dc.descriptionA inovação tornou-se uma das principais fontes de vantagem competitiva diante da concorrência, identificada como a transformação do conhecimento da empresa em novos produtos e processos. Ressalva-se que as organizações, que gerenciam seus conhecimentos e conseguem combiná-los e compartilhá-los entre os seus colaboradores, adquirem benefícios, como aumento da competitividade; auxílio na tomada de decisão; melhoria no atendimento das expectativas dos clientes e melhoria da eficiência nas operações. Com base na revisão da literatura sobre os temas de conhecimento e inovação tecnológica e desempenho em periódicos de impacto, conforme o Scopus, foi definido o objetivo geral desta tese, ou seja, avaliar se a inovação tecnológica é uma variável mediadora entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil. A pesquisa foi quantitativa, de caráter exploratório e descritivo e com levantamento do tipo survey, com um corte transversal. A população foi formada por professores pertencentes ao quadro permanente dos PPGs das IES do Sul do Brasil. A amostragem foi probabilística de dois estágios. A coleta de dados foi realizada através de um questionário disponibilizado eletronicamente via o Google Doc’s®. Os resultados obtidos sustentaram as hipóteses formuladas para esta tese. Pode-se verificar que as dimensões da conversão do conhecimento têm impacto positivo na inovação tecnológica. Assim, como constatou-se que a capacidade de conversão do conhecimento se relaciona positivamente com as inovações tecnológicas. Também pode ser averiguado que as inovações tecnológicas se relacionam positivamente com o desempenho das IES. Destaca-se a relação positiva entre a capacidade de conversão do conhecimento e o desempenho das IES. Importante destacar o achado desta tese relacionado à divisão do construto desempenho, em intelectual e tecnológico. Por fim, foi elaborado o modelo teórico completo incluindo variáveis de controle. Para estudos futuros, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado, em outras Instituições de Ensino Superior do País. Sugere-se também analisar as barreiras e facilitadores da conversão do conhecimento em relação às inovações e transferências tecnológicas, comparando os antecedentes, consequências, mediadores e moderadores da inovação e desempenho. Por fim, recomenda-se realizar estudos longitudinais que permitam examinar as variáveis de controle para todas as Instituições de Ensino Superior brasileiras e a evolução dos PPG’s desde o início do seu funcionamento.pt_BR
dc.description.abstractInnovation has become a major source of competitive advantage in the face of competition, identified as the transformation of enterprise knowledge into new products and processes. Caveat-if organizations that manage their knowledge and can combine them and share them among your employees, acquire benefits such as increased competitiveness; aid in decisionmaking; improvement in meeting the expectations of customers and improved efficiency in operations. Based on the review of the literature on the topics of knowledge and technological innovation and performance in impact journals, according to Scopus, was defined the general objective of this thesis, i.e. assess whether technological innovation is a mediator variable between the ability of converting knowledge and performance of higher education institutions in the South of Brazil. The survey was quantitative, exploratory and descriptive character and with lifting of the survey type, with a cross-section. The population was formed by teachers belonging to the permanent staff of the IES South – Brazil. The two-stage sampling was probabilistic. The data were collected through a questionnaire available electronically via Google Doc's ®. The results supported the hypotheses formulated for this thesis. You can check that the dimensions of conversion of knowledge have positive impact on technological innovation. So, as it was found that the capacity of knowledge conversion relates positively to technological innovations. Can also be verified that the technological innovations relate positively with the performance of institutions of higher education. Highlight the positive relationship between the ability of converting knowledge and the performance of institutions of higher education. Important to highlight the findings of this thesis related to Division of performance construct, in technological and intellectual. Finally, the complete theoretical model including control variables. For future studies, it is suggested the application of validated research instrument, in other universities in the country. It is suggested to also analyze the barriers and facilitators of knowledge translation in relation to innovations and technological transfers, comparing the antecedents, consequences, mediators and moderators of innovation and performance. Finally, it is recommended to carry out longitudinal studies that examine the control variables for all Brazilian universities and the evolution of PPG's since the beginning of its functioning.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Inovaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.subjectConversão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Innovationpt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Brazilpt_BR
dc.subjectKnowledge conversionpt_BR
dc.subjectTechnological innovationpt_BR
dc.titleCapacidade de conversão do conhecimento, inovação tecnológica e o desempenho das IES no sul do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0755405246910442pt_BR
mtd2-br.author.lattesMOTTA, M. E. V.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples