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dc.contributor.advisorPoletto, Matheus
dc.contributor.authorGarbin, Paula Libardi
dc.contributor.otherPolidoro, Tomás
dc.contributor.otherNeves, Roberta Motta
dc.date.accessioned2021-07-02T17:41:25Z
dc.date.available2021-07-02T17:41:25Z
dc.date.issued2021-05-08
dc.date.submitted2020-11-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8424
dc.descriptionAo longo dos anos a indústria automobilística se viu na obrigatoriedade de fabricar automóveis feitos a partir de peças poliméricas, com o intuito de diminuir o peso dos mesmos. Porém, as peças feitas de compósitos que possuem em sua composição resina polimérica reforçada com fibras são inflamáveis, ocasionando risco aos usuários. Assim avaliou-se o uso de aditivos halogenados (Tris (2,3-dicloroisopropil) fosfato (D) e Tris (1,3-dicloroisopropil) fosfato (F)) comercialmente conhecidos como Datifire FR-2 e Fyrol FR-2 respectivamente nos teores de 30 % e 50 % em massa e não halogenado (alumina) nos teores de 30 % e 50 % em massa para retardar ou extinguir a queima desses materiais. Os compósitos feitos a partir de gel coat, resina poliéster insaturada e fibra de vidro foram obtidos pelo processo de RTM (moldagem por transferência de resina). Para avaliação da viabilidade técnica do uso desses compósitos avaliou-se a viscosidade e o tempo de cura da resina, propriedades mecânicas como, tração, flexão e impacto e também queima vertical. Apesar do aumento da viscosidade ao incorporar os aditivos, não houve dificuldade de injeção do compósito. Em relação ao tempo de cura, contatou-se que com o aditivo não halogenado a resina tem um tempo de cura inferior aquele observado para os aditivos halogenados. Verificou-se também que o aumento no teor de incorporação de aditivos halogenados a resina aumentou o tempo de cura. Para ambos aditivos houve perdas de resistência mecânicas, porém observa-se que quanto maior o teor de aditivos adicionado, maior é a redução das propriedades mecânicas. Com relação a flamabilidade, os compósitos incorporados com alumina sofrem ignição seguida de uma queima autossustentada na primeira aplicação de chama ao corpo de prova, o que impede que o material possua classificação conforme UL 94. Para os compósitos contendo 30 D e 30 F na primeira aplicação de chama por 10 s, cada corpo de prova sustenta a chama de 10 a 11 s e se apaga, no entanto, na segunda aplicação da chama ocorre a autossustentação da chama o que impede que o mesmo seja classificado na norma UL 94. Já os compósitos contendo 50 D e 50 F obtiveram melhor desempenho, sendo classificados como V1 conforme a norma UL 94. Assim os compósitos com 50 D e 50 F mostraram melhor desempenho em relação a flamabilidade, porém o alto teor utilizado, faz com que as peças utilizadas na área automobilística tenham suas propriedades mecânicas reduzidas. Contudo, o compósito com o aditivo 50 D obteve melhores propriedades mecânicas que o compósito com 50 F. Em suma, melhora-se a o efeito retardante de chama do compósito, o que reflete em segurança para os usuários de veículos coletivos, porém reduz-se a resistência mecânica do material. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractOver the years, the automobile industry has found itself in the obligation to manufacture automobiles made from polymeric parts, in order to reduce their weight. However, the parts made of composites that have fiber-reinforced polymeric resin in their composition are flammable, causing risk to users. Thus, the use of halogenated additives (Tris (2,3 - dichlorisopropyl) phosphate (D) and Tris (1,3 - dichlorisopropyl) phosphate (F)), commercially known as Datifire FR-2 and Fyrol FR-2, respectively, was evaluated contents of 30 % and 50 % by mass and non-halogenated (alumina) in the contents of 30% and 50 % by mass to delay or extinguish the burning of these materials. Composites made from gel coat, unsaturated polyester resin and fiberglass were obtained by the RTM process (resin transfer molding). To assess the technical feasibility of using these composites, the viscosity and curing time of the resin were evaluated, mechanical properties such as tension, bending and impact and also vertical burning. Despite the increase in viscosity when incorporating the additives, there was no difficulty in injecting the composite. Regarding the curing time, it was found that with the non-halogenated additive, the resin has a curing time shorter than that observed for halogenated additives. It was also found that the increase in the content of incorporation of halogenated additives to the resin increased the curing time. For both additives there were losses of mechanical strength, however it is observed that the higher the content of additives added, the greater the reduction in mechanical properties. Regarding flammability, composites incorporated with alumina undergo ignition followed by a self-sustained burning in the first flame application to the specimen, which prevents the material from being classificated according to UL 94. For composites containing 30 D and 30 F in the first application of flame for 10 s, each specimen supports the flame from 10 to 11 if it goes out, however, in the second application of the flame there is self-sustaining of the flame, which prevents it from being classificated in the UL 94 standard. Composites containing 50 D and 50 F obtained better performance, being classified as V1 according to UL 94. Thus, composites with 50 D and 50 F showed better performance in relation to flammability, however the high content used, makes the parts used in the automotive area, their mechanical properties are reduced. However, the composite with the 50 D additive obtained better mechanical properties than the composite with 50 F. In short, it improves the flame retardant effect of the composite, which reflects in safety for users of collective vehicles, however it is reduced the mechanical strength of the material. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPolímerospt_BR
dc.subjectCompósitos poliméricos - Propriedades mecânicaspt_BR
dc.titleAvaliação do uso de aditivos antichama halogenados e não halogenados na flamabilidade e nas propriedades mecânicas de compósitos de poliéster/fibra de vidropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia Química - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-05-07


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