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Educação brasileira em contextos de vulnerabilidade social: contribuições da logoterapia
dc.contributor.advisor | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.contributor.author | Michelin, Fernanda Tonietto | |
dc.contributor.other | Dias, Daniela Duarte | |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T14:58:14Z | |
dc.date.available | 2021-07-05T14:58:14Z | |
dc.date.issued | 2021-07-01 | |
dc.date.submitted | 2021-06-21 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8438 | |
dc.description | A população que se encontra em vulnerabilidade social no Brasil ainda é alarmante. Essas vulnerabilidades englobam, além de dificuldades econômicas, a falta de acesso a serviços, os altos índices de violência e a exclusão social. A educação, quando feita de forma qualificada e humanizada, se torna peça chave para a transformação social. No entanto, diante dos dados atuais, percebe-se que a educação brasileira ainda tem muito a ser aprimorada. No Brasil, faltam investimentos públicos e atrativos para garantir que crianças e adolescentes continuem estudando, realidade que foi ainda mais prejudicada pela pandemia de COVID-19. Na atualidade, a educação brasileira é um reflexo do próprio território, um país ainda assolado pela desigualdade social. Diante disso, entende-se que a logoterapia, por ser baseada em valores e entender o ser humano como em constante processo de transformação, apesar de todos os condicionamentos, poderia contribuir para uma educação mais humanizada e transformadora. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da logoterapia para a educação brasileira em contextos de vulnerabilidade social. Sobre o método utilizado, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo, utilizando como fonte o documentário Nunca me sonharam e como instrumento a tabela. Como referencial de análise, optou-se pela análise de conteúdo de Laville e Dione, com a utilização do modelo aberto com categorias definidas a posteriori, a partir da estratégia de emparelhamento. Foram selecionadas 16 cenas do documentário, as quais foram divididas em três categorias de análise: desafios da educação brasileira, vulnerabilidade social no Brasil e pilares da logoterapia. Com base na discussão realizada através da análise de conteúdo, foi possível identificar os pilares da logoterapia alinhados ao cenário educacional e social descrito. Nas falas dos alunos e professores foram relatados o fracasso escolar, a desigualdade educacional e o papel do professor, assim como o contexto de violência, pobreza e exclusão social. Mesmo a partir das dificuldades apresentadas, os pilares da logoterapia foram identificados nas cenas, pois o ser humano é movido pela busca do sentido e, mesmo que haja condicionamentos, o sujeito é capaz de encontrar um significado perante eles. A pedagogia do sentido entende que a educação deve estar voltada ao desenvolvimento da autonomia e da liberdade, promovendo assim a responsabilidade, mesmo frente a situações de vulnerabilidade. Dessa forma, mesmo frente a situações de vulnerabilidade, a educação pode ser um importante instrumento de propagação de sentido. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Logoterapia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação brasileira em contextos de vulnerabilidade social: contribuições da logoterapia | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-06-30 |
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Psicologia - Bacharelado [243]