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dc.contributor.advisorGodoy, Rossane Frizzo de
dc.contributor.authorMichelin, Fernanda Tonietto
dc.contributor.otherDias, Daniela Duarte
dc.date.accessioned2021-07-05T14:58:14Z
dc.date.available2021-07-05T14:58:14Z
dc.date.issued2021-07-01
dc.date.submitted2021-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8438
dc.descriptionA população que se encontra em vulnerabilidade social no Brasil ainda é alarmante. Essas vulnerabilidades englobam, além de dificuldades econômicas, a falta de acesso a serviços, os altos índices de violência e a exclusão social. A educação, quando feita de forma qualificada e humanizada, se torna peça chave para a transformação social. No entanto, diante dos dados atuais, percebe-se que a educação brasileira ainda tem muito a ser aprimorada. No Brasil, faltam investimentos públicos e atrativos para garantir que crianças e adolescentes continuem estudando, realidade que foi ainda mais prejudicada pela pandemia de COVID-19. Na atualidade, a educação brasileira é um reflexo do próprio território, um país ainda assolado pela desigualdade social. Diante disso, entende-se que a logoterapia, por ser baseada em valores e entender o ser humano como em constante processo de transformação, apesar de todos os condicionamentos, poderia contribuir para uma educação mais humanizada e transformadora. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar as possíveis contribuições da logoterapia para a educação brasileira em contextos de vulnerabilidade social. Sobre o método utilizado, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo, utilizando como fonte o documentário Nunca me sonharam e como instrumento a tabela. Como referencial de análise, optou-se pela análise de conteúdo de Laville e Dione, com a utilização do modelo aberto com categorias definidas a posteriori, a partir da estratégia de emparelhamento. Foram selecionadas 16 cenas do documentário, as quais foram divididas em três categorias de análise: desafios da educação brasileira, vulnerabilidade social no Brasil e pilares da logoterapia. Com base na discussão realizada através da análise de conteúdo, foi possível identificar os pilares da logoterapia alinhados ao cenário educacional e social descrito. Nas falas dos alunos e professores foram relatados o fracasso escolar, a desigualdade educacional e o papel do professor, assim como o contexto de violência, pobreza e exclusão social. Mesmo a partir das dificuldades apresentadas, os pilares da logoterapia foram identificados nas cenas, pois o ser humano é movido pela busca do sentido e, mesmo que haja condicionamentos, o sujeito é capaz de encontrar um significado perante eles. A pedagogia do sentido entende que a educação deve estar voltada ao desenvolvimento da autonomia e da liberdade, promovendo assim a responsabilidade, mesmo frente a situações de vulnerabilidade. Dessa forma, mesmo frente a situações de vulnerabilidade, a educação pode ser um importante instrumento de propagação de sentido. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação brasileira em contextos de vulnerabilidade social: contribuições da logoterapiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-06-30


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