dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender a atividade recreativa hospitalar do setor de pediatria e a função do pedagogo nesse espaço, a partir dos escritos em sites institucionais e outros documentos que possam contribuir para este estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa em sites de cinco hospitais-escola, todos localizados em regiões do Rio Grande do Sul, estando dois em Porto Alegre, um em Caxias do Sul, um em Santa Maria e o último em Pelotas. Considerando a premissa de que a atuação do pedagogo não se limita aos espaços escolares e o aprofundamento da pesquisa, busca-se identificar as atribuições designadas a esse profissional, principalmente no que tange ao trabalho no setor de recreação pediátrica. Para tanto, ao longo do estudo, visa-se caracterizar e conceituar a educação em espaços formais e não formais de educação, descrever e conceituar a Pedagogia hospitalar. Ademais, apresentar a função, historicidade, os valores e a missão dos referidos hospitais-escolas mencionados neste estudo. Os principais autores que fundamentam este estudo são Moraes (1999), Fontes (2008), Silva e Fossá (2015), Matos e Mugiatti (2006), Gil (2010) e Libâneo (1999). Também foram utilizados documentos normativos do Ministério da Educação e da Saúde. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |