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dc.contributor.advisorLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.authorDe Marco, Alessandra
dc.contributor.otherPedrini, Maristela
dc.contributor.otherFarina, Silvia Hauser
dc.date.accessioned2021-07-13T17:49:16Z
dc.date.available2021-07-13T17:49:16Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2020-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8483
dc.descriptionO presente trabalho trata da dislexia no âmbito escolar e a alfabetização. Seu objetivo é investigar a importância de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para promover a aprendizagem de estudantes com dislexia no processo de alfabetização. A busca por respostas formou-se a partir da seguinte problemática: Qual é a importância de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para promover a aprendizagem de estudantes com dislexia no processo de alfabetização? Dificuldades ou transtornos de aprendizagem são termos usados para referir-se a condições neurológicas que abrangem uma incapacidade de aprendizagem na leitura, escrita ou matemática em pessoas que apresentam nível de aprendizado abaixo do esperado para o seu grau de desenvolvimento (SMITH; STRICK, 2001). Os tipos mais comuns são: disgrafia, disortografia, dislexia, discalculia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Com o intuito de aprofundar a pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem, transcorreu a iniciativa de pesquisar a dislexia. Para a realização da investigação, o primeiro passo foi uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos, os quais demonstram interesse e grande importância para o tema. Os principais autores utilizados para a fundamentação teórica foram Muszkat e Rizzutti (2012), Smith e Strick (2001), Ellis (1995), Fagundes (2002), Coelho (s/d), Soares (2004), Nóvoa (2007), entre outros. Por fim, metodologicamente, esta pesquisa qualitativa configura-se em um estudo de caso desenvolvido a partir de uma pesquisa com questionário direcionado a professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Cotiporã. Como resultado da pesquisa, pode-se afirmar que a criança disléxica sendo motivada, acolhida e com planejamentos didáticos específicos que englobam diferentes estratégias de ensino, as quais valorizam a sua necessidade e individualidade, proporcionam resultados positivos e uma educação de qualidade, dessa maneira, despertando o desejo pelo saber. Além disso, podemos concluir que a falta da participação da família é um fator que interfere negativamente na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Também concluímos que a alfabetização é uma fase delicada para os disléxicos, sendo fundamental para eles o convívio com professores e familiares com valores como empatia, amor e respeito. A criança, ao sentir-se compreendida, dá um importante passo para a evolução do seu aprendizado. Outra conclusão importante da pesquisa é a relevância de planejamentos envolvendo atividades lúdicas para crianças com dislexia e outras dificuldades de aprendizagem. Assim, os alunos aprendem de uma forma prazerosa, sem dar-se conta de que estão construindo saberes e se alfabetizando. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleDislexia no âmbito escolar e a alfabetizaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Pedagogiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-12-18


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