Mostra i principali dati dell'item
Dislexia no âmbito escolar e a alfabetização
dc.contributor.advisor | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.author | De Marco, Alessandra | |
dc.contributor.other | Pedrini, Maristela | |
dc.contributor.other | Farina, Silvia Hauser | |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T17:49:16Z | |
dc.date.available | 2021-07-13T17:49:16Z | |
dc.date.issued | 2020-12-15 | |
dc.date.submitted | 2020-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8483 | |
dc.description | O presente trabalho trata da dislexia no âmbito escolar e a alfabetização. Seu objetivo é investigar a importância de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para promover a aprendizagem de estudantes com dislexia no processo de alfabetização. A busca por respostas formou-se a partir da seguinte problemática: Qual é a importância de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem adequadas para promover a aprendizagem de estudantes com dislexia no processo de alfabetização? Dificuldades ou transtornos de aprendizagem são termos usados para referir-se a condições neurológicas que abrangem uma incapacidade de aprendizagem na leitura, escrita ou matemática em pessoas que apresentam nível de aprendizado abaixo do esperado para o seu grau de desenvolvimento (SMITH; STRICK, 2001). Os tipos mais comuns são: disgrafia, disortografia, dislexia, discalculia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Com o intuito de aprofundar a pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem, transcorreu a iniciativa de pesquisar a dislexia. Para a realização da investigação, o primeiro passo foi uma pesquisa bibliográfica baseada em livros e artigos científicos, os quais demonstram interesse e grande importância para o tema. Os principais autores utilizados para a fundamentação teórica foram Muszkat e Rizzutti (2012), Smith e Strick (2001), Ellis (1995), Fagundes (2002), Coelho (s/d), Soares (2004), Nóvoa (2007), entre outros. Por fim, metodologicamente, esta pesquisa qualitativa configura-se em um estudo de caso desenvolvido a partir de uma pesquisa com questionário direcionado a professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de Cotiporã. Como resultado da pesquisa, pode-se afirmar que a criança disléxica sendo motivada, acolhida e com planejamentos didáticos específicos que englobam diferentes estratégias de ensino, as quais valorizam a sua necessidade e individualidade, proporcionam resultados positivos e uma educação de qualidade, dessa maneira, despertando o desejo pelo saber. Além disso, podemos concluir que a falta da participação da família é um fator que interfere negativamente na aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Também concluímos que a alfabetização é uma fase delicada para os disléxicos, sendo fundamental para eles o convívio com professores e familiares com valores como empatia, amor e respeito. A criança, ao sentir-se compreendida, dá um importante passo para a evolução do seu aprendizado. Outra conclusão importante da pesquisa é a relevância de planejamentos envolvendo atividades lúdicas para crianças com dislexia e outras dificuldades de aprendizagem. Assim, os alunos aprendem de uma forma prazerosa, sem dar-se conta de que estão construindo saberes e se alfabetizando. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Dislexia no âmbito escolar e a alfabetização | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVI | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-18 |